Rover Curiosity Se Prepara Para Realizar a Terceira Perfuração de Rocha em Marte

PIA18089


observatory_1501052A equipe de operações do rover Curiosity da NASA em Marte planeja realizar nos próximos dias a terceira perfuração numa rocha marciana coletando amostras para análises.

O rover usou algumas ferramentas para examinar o local candidato durante o último final de semana, incluindo uma escova – a Dust Removal Tool – para limpar a poeira de um pedaço de rocha. A rocha alvo é um arenito que recebeu o nome de Windjana, em homenagem a um lugar no Oeste da Austrália.

“No local que foi limpo, nós podemos ver que a rocha é formada por grãos finos, e que a sua cor verdadeira é muito mais cinza do que a poeira superficial, e algumas porções da rocha são mais duras do que outras, criando interessantes texturas sobressalentes”, disse um membro da equipe de ciência do rover Curiosity, Melissa Rice do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena. “Todos os tratos examinados reforçam nosso interesse em perfurar aqui com o objetivo de entender a química dos fluidos que unem esses grãos para formar uma rocha”.

Antes do Curiosity gerar um furo profundo o suficiente para coletar amostras de rochas pulverizadas, o planejamento necessita de um mini furo preparatório no alvo.

pia18088_612_preandpostdrt_2


A perfuratriz do Curiosity coleta as amostras pulverizadas do interior de uma rocha, e então o rover prepara e entrega porções da amostra para os instrumentos laboratoriais no interior do rover. As primeiras duas rochas perfuradas em Marte e analisadas dessa maneira foram pedaços de lamitos vizinhos, num local, conhecido como Yellowknife Bay, a aproximadamente 4 quilômetros a nordeste da posição atual do rover, num local chamado de The Kimberley. Essas duas rochas já trouxeram evidências no ano passado de que onde o rover Curiosity está é um antigo leito de um lago com elementos químicos fundamentais e com fonte de energia química suficiente que forneceu condições a bilhões de anos atrás favoráveis para o desenvolvimento da vida microbiana.

Seguindo o planejamento proposto, o rover Curioisty realizou no dia 29 de Abril de 2014 um mini furo, na rocha alvo, sob considerações para a terceira perfuração e coleta de amostras da missão. Essa atividade preparatória produziu um furo de 2 centímetros de profundidade, como planejado, no alvo chamado de Windjana. A equipe do rover planeja decidir se irá proceder com a perfuração mais profunda dessa rocha, nos próximos dias.

O Mars Science Laboratory da NASA está usando o rover Curiosity para acessar antigos ambiente habitáveis e as grandes mudanças nas condições ambientais marcianas. O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Caltech, construiu o rover e gerencia o projeto para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Para mais informações sobre a missão do Curiosity, visitem: http://www.jpl.nasa.gov/msl , http://www.nasa.gov/msl e http://mars.jpl.nasa.gov/msl/. Você pode seguir a missão no Facebook, em: http://www.facebook.com/marscuriosity e no Twitter em: http://www.twitter.com/marscuriosity.

terceiro_furo


Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-134

alma_modificado_rodape1052

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo