fbpx

Rover Curiosity da NASA Atira Laser No Rejeito da Primeira Perfuração Realizada em Marte

pia16765-Fig1_RMI_Sol183-annotated-br2

observatory_150105Um dia depois do rover Curiosity da NASA ter furado seu primeiro buraco em Marte para coletar amostras, o instrumento Chemistry and Camera, também conhecido como ChemCam atirou pulsos laser na rocha recém pulverizada gerada pela perfuração do buraco. A imagem acima mostra uma linha de pequenas cavidades deixada pelos pulsos de laser que atingiram os rejeitos da perfuração. A imagem é na verdade um mosaico anotado de imagens feitas pelo micro-imageador da ChemCam, com a informação de cor proveniente da Mast câmera do Curiosity.

O buraco perfurado pelo Curiosity no centro da imagem tem cerca de 1.6 centímetros de diâmetro. O Curiosity perfurou esse buraco com 6.4 centímetros de profundidade durante o seu 182º dia de trabalho em Marte, ou Sol 182, que correspondeu ao dia 8 de Fevereiro de 2013. A ChemCam repetidamente rastreou alguns pontos perto do buraco no Sol 183, 9 de Fevereiro de 2013, para obter um espectro fornecendo informações sobre a composição, e então no mesmo dia fez as imagens que foram combinadas para gerar a visão acima. As setas nos 10 locais indicam as marcas deixadas pelo laser.

Esse local está localizado num pedaço de rocha plana chamado de John Klein, que por sua vez localiza-se na área da Baía Yellowknife no interior da Cratera Gale em Marte.

Fonte:

http://mars.jpl.nasa.gov/msl/multimedia/images/?ImageID=5093

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo