fbpx

Rocha Irregular Com 6 Metros de Altura Desliza Por Colina E Para De Pé no Solo Marciano

PIA18594


observatory_1501051Um rastro de cerca de 500 metros de comprimento em Marte, mostra onde um pedaço de rocha irregular deslizou do alto de uma colina para o seu ponto atual, visto em 3 de Julho de 2014 pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

A sombra gerada pela rocha com a luz do Sol do meio da tarde revela que ela tem cerca de 6 metros de altura. Na imagem pode-se inferir que o pedaço de rocha tem somente 3.5 metros de largura. O rastro deixado pela rocha no talude por onde ela escorregou tem um padrão que sugere que a rocha não poderia rolar suavemente ou diretamente, devido a sua forma.

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. A câmera HiRISE é um dos seis instrumentos científicos a bordo da sonda, e é operado pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela Bal Aerospace & Technologies Corp. em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a sonda Mars Reconnaissance Orbiter, que tem estudado o planeta Marte, desde 2006, visitem:

http://www.nasa.gov/mro

Para mais informação sobre a HiRISE, visitem:

http://www.uahirise.org/

Fonte:

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-275


alma_modificado_rodape1051

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .