Relembrando um Eclipse Total do Sol Visto do Espaço

Aqui está como a Terra se parece durante um eclipse total do Sol. A sombra da Lua escurece uma faixa na Terra. Essa sombra move-se através da Terra a uma velocidade de aproximadamente 20000 quilômetros por hora. Somente os observadores próximos ao centro do círculo escuro veriam um eclipse total – os outros veriam um eclipse parcial onde somente uma parte do Sol é bloqueada pela Lua. Essa imagem impressionante, que é aqui reproduzida, foi feita durante o eclipse total do Sol de 11 de Agosto de 1991 e foi uma das últimas fotos feitas pela estação espacial MIR. Os dois pontos brilhantes que aparecem no canto superior esquerdo da imagem são os planetas Júpiter e Saturno. A MIR deixou de orbitar a Terra e reentrou na atmosfera em 2001.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110102.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.