Região Ativa do Sol Entra Em Erupção E Gera Flare de Classe M – Registro no Brasil (Lauriston da BRAMON)

A grande região ativa do Sol, conhecida como AR2665, entrou em erupção no dia 9 de Julho de 2017, às 00:18, hora de Brasília, produzindo uma flare solar de classe M1.3. A imagem acima foi feita pelo Solar Dynamics Observatory, no ultravioleta extremo registrando o flash produzido pela flare.

Radiações UV e X da flare atingiram o topo da atmosfera da Terra, na parte do planeta que estava voltada para o dia. Os íons produzidos pelo pulso eletromagnético alterou a propagação normal de transmissões de rádio em ondas curtas sobre o leste da Ásia e Austrália. Abaixo um mapa produzido pelo NOAA onde ocorreu o blackout de rádio. Aviadores, marinheiros, e operadores de rádio amador, podem ter percebido o pequeno blackout. Um alerta de auroras já foi disparado, então esperem imagens de auroras nos próximos dias.

No Brasil, o Lauriston Trindade da BRAMON (https://www.facebook.com/lauriston.trindade), registrou a mancha depois da explosão. O registro foi feito, às 13:20 e 13:37, hora de Brasília, do dia 9 de Julho de 2017, direto de Marnguape no Ceará, usando dois instrumentos, um Newtoniano de 114 mm e um Maksutov 90 mm. A câmera usada foi uma ZWO 030, e ele utilizou o software FireCapture para fazer o registro. O empilhamento das imagens foi feito no Registax 5.

Fonte:

http://www.spaceweather.com

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.