Rastros de Estrelas no Deserto


Star Rain in the Desert


observatory_150105No Deserto do Atacama no Chile, chove muito raramente. Somente uma vez em anos é que uma chuva ou neve significante precipitam no Observatório de La Silla no Chile, geralmente coincidindo com algum clima anormalmente quente como o El Niño. Esse deserto é um dos locais mais secos da Terra, fazendo dele um local fantástico para a observação do céu noturno.

Embora possa existir pouca chuva real, algumas fotos podem parecer truques, e fazem com que as estrelas pareçam chover sobre as montanhas ao redor, como pode ser visto na imagem acima, feita por Diana Juncher no dia 21 de Maio de 2013. Diana é uma estudante de doutorado em astronomia do Niels Bohr Institute, na Dinamarca.

Diana esteve em La Sila por duas semanas em Maio de 2013, observando exoplanetas na direção do centro da nossa galáxia como parte de sua pesquisa. Durante sua estada ela registrou essa foto dos rastros das estrelas, e que foi obtida a somente 20 metros de distância do Telescópio Dinamarquês de 1.54 metros, no Observatório de La Silla do ESO. Rastros de estrelas fotografados como esses são obtidos usando-se um tempo de longa exposição para registrar o movimento aparente das estrelas, visto enquanto a Terra realiza seu movimento de rotação.

Uma fina camada de neve cobre os distantes topos das montanhas, e nuvens leves podem ser vistas abaixo de La Silla, perto do horizonte à esquerda. A área levemente mais escura e mais avermelhada à direita da imagem é uma mina de cobre aberta. O cobre é o principal ativo econômico do Chile – o país é o maior produtor mundial de cobre.

Fonte:

http://www.eso.org/public/brazil/images/potw1434a/


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.