fbpx
27 de setembro de 2021

Quem Foi O Primeiro Pensador a Dizer Que Os Planetas Giram Em Torno do Sol?

Monument of great astronomer Nicolaus Copernicus made by Bertel Thorvaldsen in 1822, Warsaw, Poland

A ideia de que o Sol está no centro do nosso Sistema Solar, parece algo totalmente óbvio, pelo menos para aqueles que não são terraplanistas, basta olhar simplesmente o movimento dos astros no céu. Embora pareça muito óbvia essa afirmação ela só se tornou estabelecida mesmo no século 16. Até lá foram séculos de doutrina religiosa e do pensamento de que a Terra era o foco de tudo. O fato de se colocar o Sol no centro do Sistema Solar deu origem ao que se chama de teoria heliocêntrica.

Prestem muita atenção, o Sol está no centro do nosso Sistema Solar, está muito longe do centro da galáxia, aproximadamente 26 mil anos-luz e não está nada relacionado com o centro do universo. Por isso, o heliocentrismo é usado para de maneira simples explicar alguns movimentos que observamos no nosso céu.

Foi dado ao astrônomo polonês, Nicolaus Copernicus, a honra de ser o descobridor do heliocentrismo, algo que ele descreveu em sua obra, denominada On The Revolutions Of The Heavenly Spheres, de 1543, onde argumentava que o movimento do Sol no céu era o resultado do movimento de rotação da Terra em seu próprio eixo. Mesmo assim, o modelo de Copérnico não era o mais completo, para ele ainda, se mantinha, a antiga noção de Sistema Solar, formado por esferas concêntricas, dentro das quais os planetas se movimentavam nos chamados epiciclos.

Foram necessários mais algumas décadas, até que o telescópio fosse usado de maneira determinante na astronomia e vários pesquisadores pudessem começar a observar satélites em Júpiter e em Saturno, para que então, se chegasse ao modelo que temos hoje para o Sistema Solar.

Porém, se você pesquisar a fundo, vai ver nem foi Copérnico que foi a primeira pessoa a colocar o Sol no centro de tudo, ou melhor, para época, tirar a Terra do centro de tudo. Cerca de 1800 anos antes, um astrônomos grego chamado Aristarchus de Samos , propôs essa mesma ideia. Ele argumentava que a Terra girava em torno de seu próprio eixo, mas ele também percebeu que isso dava a possibilidade de que o movimento aparente do Sol fosse causado pela rotação da Terra, dando a falsa impressão que o Sol girava ao nosso redor. Infelizmente para Aristarchus ele estava muito a frente do seu tempo e foi incapaz de fornecer evidências mais contundentes, o telescópio estava muito longe de ser descoberto, para que ele pudesse mostrar que existiam outros pequenos objetos orbitando objetos maiores.

Fonte:

[https://www.sciencefocus.com/space/who-first-claimed-planets-go-round-the-sun/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo