Que Tamanho Pode Ter Uma Mancha Solar?

sunspots

observatory_150105Como todo mundo pôde acompanhar hoje, o Sol está nervoso, foram três flares de classe X em 24 horas. Essas flares normalmente se originam em regiões ativas do Sol, ou em manchas solares. Mas alguém aí sabe que tamanho pode ter uma mancha solar? Bem, a imagem acima mostra regiões de mancha solares comparadas com o tamanho da Terra e de Júpiter, com a intenção de demonstrar o tamanho enorme dessas feições no nosso Astro Rei.

As manchas solares, são regiões onde os campos magnéticos internos do Sol se erguem através das camadas da superfície, impedindo a convecção fazendo com que essas regiões fiquem frias e opticamente escuras. Elas normalmente ocorrem aos pares ou em aglomerados, com manchas individuais correspondendo as terminações polares opostas das linhas magnéticas.

A imagem na esquerda foi adquirida pelo satélite Solar Dynamics Observatory da NASA em 11 de Maio de 2012, e mostra a chamada Região Ativa 11476. Já a imagem da direita é cortesia do Carnegie Institution de Washington, e mostra a maior mancha solar já registrada em filme, a AR 14886. Essa mancha solar tinha aproximadamente o tamanho do planeta Júpiter, 142984 km!!

“As maiores manchas solares tendem a ocorrer depois do máximo da atividade do Sol e as maiores manchas solares tendem a durar mais também escreveu o cientista de projeto do SDO, Dean Pesnell no blog do SDO. “A medida que caminhamos para o máximo da atividade solar podemos esperar que o SDO irá observar uma grande quantidade de manchas”.

As manchas solares estão associadas com as flares solares e com as CMEs, que podem enviar tempestades solares em nossa direção e que dependendo da intensidade podem afetar nossas operações de satélites e impactar a comunicação eletrônica na Terra. Mais uma vez, à medida que caminhamos para o máximo de atividade solar, devemos nos manter atentos e por isso o SDO será muito importante para monitorar a atividade do Sol.

Fonte:

http://www.universetoday.com/95232/how-big-are-sunspots/?utm_source=buffer&utm_medium=twitter&utm_campaign=Buffer&utm_content=bufferf4c78

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.