fbpx
17 de setembro de 2021

Quando o Céu do Norte Encontra o Do Sul

Ao vermos esta foto podemos nos sentir um pouco confusos! Esta Fotografia da Semana captura ao mesmo tempo os Hemisférios Norte e Sul — todo o céu noturno numa única imagem — algo que seria impossível de observar na vida real.

Para criar esta imagem, os fotógrafos Petr Horálek e Juan Carlos Casado tiraram duas fotografias em observatórios localizados nas mesmas latitutes mas em hemisférios diferentes. A metade superior da imagem foi obtida no Observatório de Roque de los Muchachos do Instituto de Astrofísica de Canarias, em La Palma nas Ilhas Canárias, 29º ao norte do equador, enquanto a metade inferior foi obtida no Observatório de La Silla do ESO no deserto chileno do Atacama, 29º ao sul do equador. Quando combinadas digitalmente, as duas imagens criam uma vista contínua abrangente do céu noturno.

Uma das estruturas mais notáveis na imagem é o traço brilhante esbranquiçado que corre verticalmente a partir do centro, para cima e para baixo. Trata-se da luz zodiacal, um fenômeno causado pela poeira que permeia o nosso Sistema Solar ao dispersar a luz solar, a qual é apenas visível em regiões que apresentam céus extremamente escuros, livres de poluição luminosa. Podemos ver ainda o planeta Vênus brilhando intensamente no raio da luz zodiacal do Hemisfério Norte.

Na imagem inferior podemos ver vários telescópios de La Silla, com o telescópio Schmidt de 1 metro do ESO em primeiro plano. O espelho refletor que aparece de cabeça para baixo na imagem superior faz parte do Cherenkov Telescope Array (CTA), um grupo de telescópios de raios gama que observam alguns dos fenômenos mais energéticos do Universo. Será instalado um segundo grupo destes telescópios no Hemisfério Sul, próximo do Observatório do Paranal do ESO, por meio de um acordo entre o Observatório CTA e o ESO.

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2137a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo