Quadrantídeos Sobre Qumis

A Chuva de Meteoros dos Quadrantídeos é um evento anual para os observadores do hemisfério norte da Terra. Seu pico normalmente acontece nas primeiras horas da manhã do dia 4 de Janeiro. A chuva de meteoros tem esse nome pois o ponto radiante no céu acontece na antiga e obsoleta constelação astronômica de Quadrans Muralis. Essa posição é localizada próximo das bordas entre as constelações modernas do hemisfério norte de Hercules, Bootes e Draco. Nessa exposição em busca dos meteoros, dois quadrantídeos são registrados cruzando o rastro das estrelas das constelações de Virgo e Corvus, mas é o planeta Saturno que deixa o rastro mais brilhante no céu. Os meteoros aparecem um pouco à direita da parte central superior da imagem, sendo um brilhante e outro mais apagado seguindo uma trajetória praticamente paralela. A antiga estrutura cisterna que aparece em primeiro plano localiza-se sobre a agora enterrada cidade de Qumis. Conhecida como a cidades dos muitos portões, Qumis (na história grega Hecatompylos) foi fundada há 2300 anos atrás na antiga Pérsia.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap110114.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.