Protótipo Morpheus Usa Seu Hazard Detection System Para Pousar Com Segurança Durante Teste Noturno

2014-2707


observatory_150105A NASA demonstrou que ela pode pousar uma nave não tripulada numa superfície planetária acidentada na escuridão da noite de 28 de Maio de 2014, através do voo de teste do protótipo do módulo de pouso Morpheus e da tecnologia Autonomous Landing Hazard Avoidance, ou ALHAT. O teste de 98 segundos, começou às 10:02 p.m., EDT, com o módulo de pouso Morpheus sendo lançado desde o solo, sobre uma trincheira em chamas e ascendendo a cerca de 244 metros no céu escuro da Flórida, sobre o Kennedy Space Center, usando somente a guia do Hazard Detection System do ALHAT. O Hazard Detection System, assistido por três sensores chamados de LIDAR (Light Detection and Raging), localizou os obstáculos – como rochas e crateras – e pousou com segurança o Morpheus num campo com semelhanças com o terreno lunar, localizado próximo do Centro da NASA.

O Projeto Morpheus testa o ALHAT da NASA e o motor que funciona com oxigênio líquido e metano que são considerados propelentes verdes. Essas novas capacidades poderiam ser usadas em esforços futuros para entregar carga em superfícies planetárias. As instalações de teste fornecem ao módulo Morpheus um tipo de campo necessário para testes realísticos, completo com rochas, crateras, e obstáculos para serem desviados. O sistema ALHAT do Morpheus permite que módulo navegue buscando um local claro e limpo para pousar evitando as rochas, as crateras e outros obstáculos durante a descida. O Projeto Morpheus está sendo gerenciado sob o Advanced Exploration Systems, ou AES, uma divisão no Human Exploration and Operations Mission Directorate da NASA. Os esforços no AES buscam formas pioneiras e novas abordagens para desenvolver rapidamente sistemas protótipos, demonstrando as novas capacidades e validando conceitos operacionais para as futuras missões humanas além da órbita da Terra.


Fonte:

http://www.nasa.gov/content/morpheus-prototype-uses-hazard-detection-system-to-land-safely-in-dark/#.U4s8XehX-uY

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.