🚀Aprenda Astronomia no maior Curso de Astronomia do Brasil: https://academyspace.com.br/bigbang
COMPRE O BONÉ TRUCKER NA SPACE TODAY STORE E GANHE UMA CANECA DE PRESENTE:

https://www.spacetodaystore.com/bones/bone-trucker-space-today/

————————————————————————————————————

CONFIRA O CURSO DE ASTRONOMIA DO SPACE TODAY, MAIS DE 60 HORAS DE CONTEÚDO FALANDO SOBRE TUDO DA ASTRONOMIA, MATRICULE-SE JÁ:

https://academyspace.com.br/big-bang/

————————————————————————————————————

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

https://www.patreon.com/spacetoday

https://apoia.se/spacetoday

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

————————————————————————————————————

Em Julho de 2020, a NASA irá lançar um novo rover para Marte, ele ainda não tem nome, mas a missão tem, é a Mars 2020.

O lançamento deve acontecer dia 17 de Julho de 2020.

No dia 18 de Fevereiro de 2021, o rover irá pousar num dos locais mais interessantes de Marte, a Cratera Jezero.

Eu particularmente, desde o início, sempre defendi o pouso nesse local, para quem é geólogo, ou entende um pouco de geologia, ao ver as imagens da cratera Jezero e identificar o belo delta que ela possui já ficava pensando como seria um rover pousar ali.

Embora tenha muitos objetivos, talvez o principal seja a parte astrobiológica, ou seja, dessa vez, sim, podemos falar que o rover da Mars 2020, está indo para Marte para procuar algum tipo de vida no Planeta Vermelho, tanto atual como passada.

O rover irá recolher amostras do solo marciano e guardar essas amostras em tubos de metal que poderão depois ser recolhidos por futuras missões.

Para ajudar na missão do rover, que estará no solo fazendo uma análise detalhada de tudo que encontrar, os pesquisadores contam com sondas espaciais que fazem uma análise mais geral, mas que isso ajuda muito a guiar o rover em solo.

Entre essas sondas está a MRO, uma das sondas mais incríveis que trabalha em Marte e que possui alguns dos equipamentos mais impressionantes, a câmera HiRISE, que faz imagens de alta resolução da superfície marciana e o CRISM, um espectrômetro também de alta resolução.

Com o CRISM, os pesquisadores podem fazer um estudo dos diferentes tipos de rochas que constituem o planeta.

E agora, recentemente, o CRISM identificou um tipo de rocha muito importante para todo o estudo de astrobiologia.

O CRISM identificou carbonatos na Cratera Jezero.

Esses carbonatos podem facilmente armazenar fósseis de pequenos animais em Marte, pois estão relacionados a corais e a um tipo de rocha chamado de estromatólito.

Existe uma grande chance de existirem estromatólitos em Marte.

Só para vocês terem uma ideia, o pré-sal brasileiro, é basicamente formado por carbonatos, e nas rochas extraídas do pré-sal fosse encontra diferentes tipos de assinaturas de seres vivos, muitos estromatólitos entre outros, o que o CRISM identificou em Marte é algo muito parecido com o que temos no pré-sal aqui no Brasil.

Ainda mais pelo fato da cratera Jezero ser um antigo lago, ou seja, são carbonatos lacustrinos, o que tem mais semelhança ainda, pois o pré-sal tem esse tipo de rocha também, os depósitos lacustrinos.

Se é lacustrino ou não, ainda existe uma dúvida pois pode ter se formado antes ou depois do lago, ou melhor, da cratera ter se formado.

Se é ou não carbonato também existe uma pequena dúvida, o que temos são evidências muito fortes sobre isso.

O grande ponto é, existem rochas ali que são muito interessantes, podem ser carbonatos, podem ser lacustrinos, podem ter estromatólitos, e podem, por que não ter fóseis ou bioassinaturas.

Tudo isso é extremamente interessante para todo o estudo de Marte.

foram publicados dois artigos que parecem mais livros sobre o tema, um na ICARUS e outro na Geophysical Research Letters.

E aí, podemos encontrar fósseis em Marte?

Fontes:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-mars-2020-will-hunt-for-microscopic-fossils

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0019103518306067?via%3Dihub

https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1029/2019GL085584

#Mars #Life #SpaceToday
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.