Pluma de Poeira Egípcia Sobre o Mar Vermelho

egyptin_dustplume

observatory_150105Essa fotografia feita por um astronauta foi adquirida em 22 de Junho de 2013 e fornece uma visão panorâmica de grande parte do comprimento do Mar Vermelho. A parte terminal norte, o Golfo de Suez, é visível na parte superior da imagem e está a 1900 quilômetros em distância da Estação Espacial Internacional, a ISS. O Rio Nilo serpenteia seu caminho para o norte através do Deserto do Saara na parte esquerda da imagem.

Muito mais perto da câmera – mais ainda assim a mais de 550 quilômetros da ISS – está uma pluma de poeira passando sobre o Mar de Vermelho e alcançando seu caminho para a Arábia Saudita. O ponto de origem dessa pluma é o delta do rio egípcio do sul Khor Baraka. Imagens feitas pelos astronautas têm mostrado que esse delta é uma fonte comum de plumas de poeira, principalmente devido área exposta relativamente grande, solta e argilosa que pode ser facilmente levada pelo ar. O rio também corta um vale estreito através de uma alta cadeia de colinas que canaliza o vento, fazendo com que ele sobre mais rápido.

Essa dramática visão do Mar Vermelho mostra as margens normalmente paralelas das margens opostas. O rift, ou a depressão, que agora abriga o Mar Vermelho tem se aberto vagarosamente por aproximadamente 30 milhões de anos e tem aproximadamente 300 quilômetros de largura na região da pluma de poeira. A depressão só começou a ser preenchida com água do mar nos últimos cinco milhões de anos. A bom ajuste entre as linhas de costa permitem a visualização fácil de como a África e a Arábia foram uma vez uma única massa de terra antes da formação do rift do Mar Vermelho.

Fonte:

http://www.nasa.gov/content/egyptian-dust-plume-red-sea/#.Ud94GkG1HTo

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo