fbpx

Pluma de Cinza do Vulcão da Islândia é Flagrada Pelo Satélite da NASA

O Vulcão Eyjafjallajokull localizado na Islândia entrou em erupção na Quarta-Feira, 14 de Abril de 2010, pela segunda vez no mês de Abril. O vulcão ainda está expelindo cinzas  no ar e as nuvens  estão impactando todas as viagens para parte norte da Europa.

O satélite da NASA Terra, sobrevoou o vulcão no dia 15 de Abril de 2010 às 11:35 UTC e o instrumento chamado Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer, ou MODIS a bordo do Terra capturou a imagem aqui reproduzida da pluma de poeira do vulcão Eyjafjallajokull.

O sistema de resposta rápida do MODIS foi desenvolvido para fornecer imagens diárias de satélite da Terra em tempo quase que real. Imagens, em cor verdadeira, em cor falsa e com qualidade fotográfica são disponíveis em poucas horas depois de serem obtidas, fazendo com que o sistema seja uma fonte de pesquisa valiosa.

A NASA trabalha em parceria com outras agências usando observações de satélite com o objetivo de identificar problemas para a aviação causados pela atividade vulcânica. Mais detalhes sobre isso podem ser encontrados aqui: http://science.larc.nasa.gov/asap/research-ash.html

Para mais informações sobre o sistema de resposta rápida do MODIS acessem aqui: http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov/.

Fonte:

http://www.nasa.gov/topics/earth/features/iceland-volcano-plume.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .