fbpx

CALENDÁRIO ESPACIAL 2021: lançamentos de foguetes, eventos no céu, missões e muito mais!

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 30 DE JULHO:  Essas datas estão sujeitas a alterações e serão atualizadas ao longo do ano à medida que surgirem as confirmações de data. NÃO agende viagens com base em uma data que você vê aqui. Datas de lançamento coletadas da NASA , ESA , Roscosmos , Spaceflight Now, Space e outros.

Julho 

30 de julho: Starliner OFT-2: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a espaçonave CST-100 Starliner da Boeing em sua segunda missão não tripulada à Estação Espacial Internacional, após uma falha parcial em dezembro de 2019. Teste de voo orbital 2 (OFT- 2) a missão irá decolar do Complexo de Lançamento Espacial 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 14h53 (horário de Brasília).

Agosto

Falcon 9 decolaria do Cabo Canaveral no dia 18 de Agosto. Agora não possui uma data definida

10 de agosto: Um foguete Northrop Grumman Antares lançará a missão de reabastecimento de carga Cygnus NG-16 para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Pad 0A no Wallops Flight Facility da NASA em Wallops Island, Virgínia, às 18h55 (horário de Brasília).

15 de agosto: Um foguete Arianespace Vega, denominado VV19, lançará o satélite de observação da Terra Pléiades Neo 4 para Airbus. A missão vai decolar do espaçoporto da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa, às 21h50 (horário de Brasília).

20 de agosto: Arianespace usará um foguete Soyuz para lançar 34 satélites em órbita para a constelação de Internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 9, vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Lançamentos programados para esse mês sem dia definido:

  • Um foguete SpaceX  Falcon 9 lançará uma missão de reabastecimento de carga Dragon (CRS-23) para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

Setembro

Raja Chari, Matthias Maurer e Tom Marshburn já estão com seus assentos garantidos na Crew-3

15 de setembro: Foguete SpaceX Falcon 9 lançará a espaçonave Crew Dragon na missão Crew-3, o terceiro vôo operacional tripulado para a Estação Espacial Internacional. A bordo estarão os astronautas da NASA Raja Chari e Thomas Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer. (O quarto tripulante ainda não foi anunciado). Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

16 de setembro: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará o satélite Landsat 9 da NASA / USGS da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Lançamentos programados para esse mês sem dia definido:

  • Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a missão STP-3 para a Força Espacial dos EUA. Ele vai decolar da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida.
  • A China lançará o navio de reabastecimento de carga Tianzhou 3 para a estação espacial chinesa. Ele vai decolar em um foguete Longa Marcha 7 do Local de Lançamento da Nave Espacial Wenchang em Hainan, China. 
  • A Arianespace usará um foguete Ariane 5 ECA para lançar os satélites de comunicações SES-17 e Syracuse 4A do Centro Espacial da Guiana próximo a Kourou, Guiana Francesa.
  • A Arianespace usará um foguete Soyuz  para lançar 34 satélites em órbita para a constelação de Internet OneWeb. A missão, chamada  OneWeb 10, vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Outubro

5 de outubro: Um foguete russo Soyuz lançará a cápsula da tripulação Soyuz MS-19 na Estação Espacial Internacional  com o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e dois turistas espaciais: o diretor de cinema russo Klim Shipenko e uma atriz russa (ainda não nomeada), que planeje fazer um filme enquanto passa uma semana no espaço. (Os dois cineastas estão programados para retornar à Terra na cápsula da tripulação Soyuz MS-18.)

Lucy, a sonda que vai explorar 7 asteroides será lançado em 16 de outubro

16 de outubro: NASA lançará sua missão Lucy para estudar os asteróides troianos. Ele vai decolar do Kennedy Space Center, na Flórida, em um foguete Atlas V da United Launch Alliance. 

Finalmente veremos o telescópio James Webb partindo para o espaço à bordo do Ariane 5

20 de outubro: Um foguete do Rocket Lab Electron lançará a missão Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE) da NASA para a lua de Wallops Island, Virginia.

28 de outubro: Um foguete russo Soyuz lançará a espaçonave de reabastecimento de carga Progress 79 para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

31 de outubro: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma espaçonave Crew Dragon na missão Crew-3, o terceiro vôo operacional de um astronauta para a Estação Espacial Internacional. A bordo estarão os astronautas da NASA Raja Chari e Thomas Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer. (O quarto tripulante ainda não foi anunciado). Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida. 

Lançamentos programados para esse mês sem dia definido:

  • A China lançará três astronautas para a estação espacial chinesa na missão Shenzhou 13, que será lançada em um foguete Long March 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no Deserto de Gobi.
  • Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará a missão USSF 52 para a Força Espacial dos EUA. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.
  • A cápsula da tripulação Soyuz MS-18 retornará à Terra da  Estação Espacial Internacional  com o cosmonauta russo Oleg Novitsky, bem como dois turistas espaciais: o diretor de cinema russo Klim Shipenko e uma atriz russa (ainda sem nome), que terão chegado na missão Soyuz MS-19 em setembro e planeja filmar um filme no espaço.
  • A Arianespace usará um foguete Soyuz para lançar 34 satélites em órbita para a constelação de internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 11, vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Novembro

Imaging X-Ray Polarimetry Explorer seguirá para o espaço à bordo do Falcon 9

17 de novembro: o foguete SpaceX Falcon 9 lançará o Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE) da NASA do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

24 de novembro: o foguete SpaceX Falcon 9 lançará a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia. 

Lançamentos programados para esse mês sem dia definido:

  • O  telescópio espacial James Webb da NASA está programado para decolar no final de novembro do Centro Espacial da Guiana em Kourou, Guiana Francesa, em um foguete Ariane 5 ECA.
  • Um foguete Arianespace Soyuz lançará dois satélites para a constelação de navegação da Europa Galileo. Ele vai decolar do Centro Espacial da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa.
  • A Arianespace usará um  foguete Soyuz  para lançar 34 satélites em órbita para a constelação de Internet OneWeb. A missão, chamada  OneWeb 12 , vai decolar do Centro Espacial da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa.

Dezembro

4 de dezembro: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma missão de reabastecimento de carga Dragon (CRS-24) para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

7 de dezembro: foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará o satélite meteorológico GOES-T para a NASA e a NOAA. Ele vai decolar da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, às 18:40 (horário de Brasília).

8 de dezembro: Um foguete russo Soyuz lançará a cápsula da tripulação Soyuz MS-20 na Estação Espacial Internacional com o cosmonauta russo Alexander Misurkin, o bilionário japonês Yusaku Maezawa e o produtor de vídeo Yozo Hirano.

Previsto para 2021 mas sem data definida…

TBD: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a missão USSF 8  para o Programa de Conscientização Situacional do Espaço Geossíncrono da Força Espacial (GSSAP). Ele vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

TBD: Veículo de lançamento de satélite geossíncrono da Índia  Mk. 2 (designado GSLV-F10) lançará o primeiro GEO Imaging Satellite da Índia, ou GISAT 1. Ele vai decolar do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia.

TBD: O Polar Satellite Launch Vehicle  (PSLV) da Índia lançará o radar RISAT 1A do satélite indiano de observação da Terra do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia.

Quarto trimestre: O Pequeno Veículo Lançador de Satélites (SSLV) da Índia será lançado em seu primeiro vôo de teste orbital do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia. A missão foi adiada em abril de 2021.

Quarto trimestre: O Pequeno Veículo Lançador de Satélites (SSLV) da Índia lançará sua primeira missão comercial com quatro satélites de observação da Terra para a empresa BlackSky Global, sediada em Seattle. Ele vai decolar do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia.

Q4: O foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance será lançado em seu voo de estreia com o módulo lunar Peregrine para Astrobotic. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Q4: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará o satélite de comunicações Turksat 5B do Cabo Canaveral, Flórida.

Q4: Um foguete Arianespace Vega lançará três satélites CERES para os militares franceses. (CERES significa “Capacité de Renseignement d’origine Electromagnétique Spatiale”, que se traduz em “Capacidade de inteligência de origem eletromagnética do espaço”.) A missão vai decolar do espaçoporto da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa.

Final de 2021: Boeing planos para lançar o vôo de teste da primeira tripulação de seu Starliner, que vai enviar NASA astronautas Mike Fincke, Nicole Mann, e Barry “Butch” Wilmore para a Estação Espacial Internacional em um foguete Atlas V. A missão vai decolar da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida. 

TBD: Um foguete Rocket Lab  Electron  será lançado em sua primeira missão de uma nova plataforma de lançamento no Mid-Atlantic Regional Spaceport em Wallops Island, Virginia. Ele vai lançar uma missão experimental para o Programa de Testes Espaciais da Força Aérea dos Estados Unidos chamada Monolith, que carrega um instrumento de clima espacial.

Envie quaisquer correções, atualizações ou adições de calendário para redacao@spacetoday.com.br. 

 

Redação Space Today

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .