fbpx

CALENDÁRIO ESPACIAL 2021: lançamentos de foguetes, eventos no céu, missões e muito mais!

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 22 DE OUTUBRO:  Essas datas estão sujeitas a alterações e serão atualizadas ao longo do ano à medida que surgirem as confirmações de data. NÃO agende viagens com base em uma data que você vê aqui. Datas de lançamento coletadas da NASA , ESA , Roscosmos , Spaceflight Now, Space e outros.

Outubro

22 de outubro: Arianespace usará um foguete Ariane 5 ECA para lançar os satélites de comunicações SES 17 e Syracuse 4A do Centro Espacial da Guiana próximo a Kourou, Guiana Francesa.

24 de outubro: A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) usará um foguete H-2A para lançar um satélite substituto para o Sistema de Satélite Quasi-Zenith do país, um sistema GPS regional. Batizado de QZS 1R, o satélite vai decolar do Centro Espacial Tanegashima no final de outubro.

27 de outubro: Um foguete russo Soyuz lançará a espaçonave de reabastecimento de carga Progress 79 para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão às 21h (horário de Brasília).

31 de outubro: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma espaçonave Crew Dragon na missão Crew-3, o terceiro vôo operacional de um astronauta para a Estação Espacial Internacional. A bordo estarão os astronautas da NASA Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Matthias Maurer. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, às 3h21 (horário de Brasília), e o Crew Dragon irá atracar na estação espacial no início de 1º de novembro.

Lançamentos programados para esse mês sem dia definido:

  • A China lançará três astronautas para a estação espacial chinesa na missão Shenzhou 13, que será lançada em um foguete Long March 2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan no Deserto de Gobi.
  • Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará a missão USSF 44 para a Força Aérea dos EUA. A missão vai decolar do Kennedy Space Center da NASA na Flórida e deve implantar duas cargas úteis não divulgadas em órbita geossíncrona.
  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará 51 satélites para a constelação de internet de banda larga Starlink da empresa . Ele vai decolar do Complexo de Lançamento Espacial 4 na Estação da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.

Novembro

Imaging X-Ray Polarimetry Explorer seguirá para o espaço à bordo do Falcon 9

11 de novembro: O Rocket Lab usará um foguete Electron para lançar dois satélites de observação da Terra para a empresa BlackSky Global, sediada em Seattle. A missão, apelidada de “Love At First Insight”, decolará da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

18 de novembro: A SpaceX usará um foguete Falcon 9 para lançar o segundo satélite de vigilância por radar COSMO-SkyMed Segunda Geração (CSG-2) para a agência espacial italiana. Ele vai decolar do Cabo Canaveral na Flórida, às 20h11 (horário de Brasília).

22 de novembro: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a missão Rideshare STP-3 para a Força Espacial dos EUA. Ele vai decolar da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida.

24 de novembro: O foguete SpaceX Falcon 9 lançará a missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA da Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia na Califórnia, às 3h58 (horário de Brasília).

24 de novembro: a Rússia usará um foguete Soyuz para lançar um novo módulo para a Estação Espacial Internacional. O Módulo Uzlovoy, também conhecido como Prichal , será acoplado ao módulo científico Nauka da Rússia e servirá como porto de atracação para veículos russos. A missão será lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

27 de novembro: O Rocket Lab usará um foguete Electron para lançar dois satélites de observação da Terra para a empresa BlackSky Global, sediada em Seattle. A missão vai decolar da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

30 de novembro: Um foguete Arianespace Soyuz lançará dois satélites para a constelação de navegação da Europa Galileu. Ele vai decolar do Centro Espacial da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa, às 21h35 (horário de Brasília).

Também programado para lançamento em novembro (do Spaceflight Now ):

  • Um foguete Arianespace Vega lançará três satélites CERES para o exército francês. (CERES significa “Capacité de Renseignement d’origine Electromagnétique Spatiale”, que se traduz como “Capacidade de inteligência de origem eletromagnética do espaço”). A missão vai decolar do espaçoporto da Guiana perto de Kourou, Guiana Francesa.

Dezembro

8 de dezembro: Um foguete russo Soyuz lançará a cápsula da tripulação Soyuz MS-20 na Estação Espacial Internacional com o cosmonauta russo Alexander Misurkin, o bilionário japonês Yusaku Maezawa e o produtor de vídeo Yozo Hirano.

9 de dezembro: Um foguete SpaceX  Falcon 9 lançará o Imaging X-Ray Polarimetry Explorer (IXPE) da NASA. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida, durante uma janela de lançamento de 90 minutos que abre à 3h (horário de Brasília).

18 de dezembro: O Telescópio Espacial James Webb da NASA está programado para decolar do Centro Espacial da Guiana em Kourou, Guiana Francesa, às 9h10 (horário de Brasília), em um foguete Ariane 5 ECA.

21 de dezembro: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma missão de reabastecimento de carga Dragon (CRS-24) para a Estação Espacial Internacional. Ele vai decolar do Complexo de Lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida.

27 de dezembro: Um foguete russo Soyuz lançará 34 satélites em órbita para a constelação de internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 12, vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Também programado para lançamento em dezembro:

  • foguete russo Angara-A5 será lançado em seu terceiro vôo de teste orbital, no cosmódromo de Plesetsk, na Rússia. 
  • Um foguete japonês H-2A lançará os satélites de comunicação Inmarsat 6 F1 do Centro Espacial Tanegashima, no Japão.

Previsto para 2021 mas sem data definida…

TBD: O Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) da Índia lançará o radar RISAT 1A do satélite indiano de observação da Terra do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia.

Quarto trimestre: O Pequeno Veículo Lançador de Satélites (SSLV) da Índia será lançado em seu primeiro vôo de teste orbital do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia. A missão foi adiada em abril de 2021.

Quarto trimestre: O Pequeno Veículo Lançador de Satélites (SSLV) da Índia lançará sua primeira missão comercial com quatro satélites de observação da Terra para a empresa BlackSky Global, sediada em Seattle. Ele vai decolar do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, Índia.

Q4: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará o satélite de comunicações Turksat 5B do Cabo Canaveral, Flórida.

Envie quaisquer correções, atualizações ou adições de calendário para redacao@spacetoday.com.br. 

 

Redação Space Today

Veja todos os posts

Arquivo