fbpx

CALENDÁRIO ESPACIAL 2022: lançamentos de foguetes, eventos no céu, missões e muito mais!

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 24 DE JUNHO:  Essas datas estão sujeitas a alterações e serão atualizadas ao longo do ano à medida que surgirem as confirmações de data. NÃO agende viagens com base em uma data que você vê aqui. Datas de lançamento coletadas da NASA , ESA , Roscosmos , Spaceflight Now, Space e outros.

JUNHO

29 de junho: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará o satélite experimental de alerta de mísseis Wide Field Of View (WFOV) para a Força Espacial dos EUA em uma missão intitulada USSF 12. Ele decolará do Complexo de Lançamento Espacial 41 na Força Espacial de Cabo Canaveral Estação na Flórida.

Também programado para ser lançado em junho:

  • Um foguete Rocket Lab Electron lançará a missão Cislunar Autonomous Positioning System Technology Operations and Navigation Experiment (CAPSTONE) da NASA para a lua da Península de Mahia, na Nova Zelândia. 
  • O Small Satellite Launch Vehicle (SSLV) da Índia, projetado para transportar pequenos satélites para a órbita baixa da Terra, será lançado em seu primeiro voo de teste orbital.
  • Um foguete chinês Long March 2F lançará três astronautas chineses na espaçonave Shenzhou 14 para atracar na estação espacial chinesa. Ele será lançado de Jiuquan, na China. Demorado de maio. 
  • Astra lançará o primeiro par de pequenos CubeSats para a missão TROPICS da NASA da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
  • Astra lançará o segundo par de pequenos CubeSats para a missão TROPICS da NASA da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

JULHO

11 de julho: A SpaceX lançará a missão de reabastecimento de carga Dragon CRS-25 para a Estação Espacial Internacional do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Também programado para lançamento em julho (do Spaceflight Now ):

  • Um foguete chinês Long March 5B lançará o módulo de laboratório Wentian, o segundo elemento principal da estação espacial chinesa. 
  • Astra lançará o terceiro par de pequenos CubeSats para a missão TROPICS da NASA da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
  • Um foguete Arianespace Vega lançará o satélite LARES 2 para a agência espacial italiana. Ele decolará do Centro Espacial da Guiana em Kourou, Guiana Francesa.
  • Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará um sexto satélite geossíncrono do sistema infravermelho baseado no espaço (SBIRS GEO 6). O satélite será usado para detecção antecipada de mísseis e será lançado da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

AGOSTO

Também programado para lançamento em agosto (do Spaceflight Now):

  • Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará os satélites de comunicação SES 20 e SES 21. Ele vai decolar da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, Flórida.
  • O   megafoguete  do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) da NASA será lançado em seu primeiro voo de teste sem tripulação de uma cápsula da tripulação Orion não  tripulada, para uma missão conhecida como Artemis 1. A espaçonave Orion orbitará a lua antes de retornar à Terra para um mergulho no Oceano Pacífico. A missão foi adiada várias vezes.

SETEMBRO

1º de setembro: NASA e SpaceX lançarão a missão Crew-5 para a Estação Espacial Internacional. O Crew Dragon levará os astronautas da NASA Nicole Mann, Josh Cassada, o astronauta japonês Koichi Wakata e a cosmonauta russa Anna Kikina. O foguete Falcon 9 decolará no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

20 de setembro: O rover ExoMars da Agência Espacial Européia, chamado Rosalind Franklin, será lançado ao Planeta Vermelho. Ele decolará do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em um foguete russo Proton.

20 de setembro: Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará a missão Psyche da NASA para estudar o asteroide metálico Psyche. Ele decolará às 15h26 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

21 de setembro: A Rússia lançará uma equipe de cosmonautas e astronautas em um foguete Soyuz para a Estação Espacial Internacional. A espaçonave Soyuz MS-22 decolará do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

24 de setembro: Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará 14 satélites de demonstração Tranche 0 da Base da Força Espacial Vandenberg, Califórnia.

30 de setembro: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará o Joint Polar Satellite System 2 (JPSS 2) para a NASA e NOAA, bem como o Teste de Voo em Órbita Baixa de um Desacelerador Inflável (LOFTID) em um voo de teste. LOFTID é um projeto conjunto entre a NASA e a ULA.

Também programado para lançamento em setembro (do Spaceflight Now):

  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará os dois primeiros satélites de observação da Terra WorldView Legion para a Maxar Technologies. Ele decolará da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

OUTUBRO

Também programado para lançamento em outubro (do Spaceflight Now ):

  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma missão de carona compartilhada chamada Transporter 6. Ele decolará da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
  • Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará a missão USSF 52 para a Força Espacial dos EUA. Ele decolará do Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.
  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma espaçonave Dragon 2 em uma missão de reabastecimento para a Estação Espacial Internacional.
  • Um foguete chinês Longa Marcha 5B lançará o terceiro elemento principal da estação espacial da China, o módulo de laboratório Mengtian.

NOVEMBRO

15 de novembro: A missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT), desenvolvida em conjunto pela NASA e a agência espacial francesa CNES, será lançada em um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia.

Também programado para ser lançado em novembro:

  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará a missão Polaris Dawn comandada por Jared Isaacman e será sua segunda viagem ao espaço. Isaacman será acompanhado pelo piloto Scott “Kidd” Poteet e pelas funcionárias da SpaceX Sarah Gillis e Anna Menon.
  • Um foguete SpaceX Falcon 9 lançará uma missão da Força Espacial dos EUA, USSF 67, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

DEZEMBRO

Também programado para ser lançado em dezembro:

  • A missão Polar Resources Ice Mining Experiment-1 (PRIME-1) da NASA será lançada ao pólo sul da lua em um foguete SpaceX Falcon 9. A missão usará a plataforma de pouso lunar Nova-C desenvolvida pela Intuitive Machines.

MAIS NOVIDADES EM 2022

3º Trimestre: Um foguete SpaceX Falcon Heavy lançará um satélite de banda larga de construção Boeing de nova geração ViaSat 3 Americas. 

Final de 2022: Um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance será lançado em seu voo inaugural com o módulo lunar comercial Peregrine para a Astrobotic. Ele decolará do Space Launch Complex 41 na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.

Final de 2022: Um foguete Atlas V da United Launch Alliance lançará a espaçonave CST-100 Starliner da Boeing em seu primeiro voo tripulado. Os astronautas da NASA Butch Wilmore e Mike Fincke, juntamente com um terceiro membro da tripulação não identificado, voarão na missão. O voo de teste da tripulação para a Estação Espacial Internacional decolará da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. 

TBD: O Small Satellite Launch Vehicle (SSLV) da Índia lançará sua primeira missão comercial com quatro satélites de observação da Terra para a BlackSky Global. Ele decolará do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, na Índia.

Envie quaisquer correções, atualizações ou adições de calendário para redacao@spacetoday.com.br. 

 

Redação Space Today

Veja todos os posts

Arquivo