VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY, E USE O CUPOM #INGENUITY PARA GANHAR 15% DE DESCONTO NA LOJA TODA!!!

https://spacetodaystore.com

Enquanto o Ingenuity não voa em Marte e enquanto não se tem início a missão científica do rover Perseverance propriamente dito, ele vai testando seus instrumentos, e analisando as rochas ao redor de onde ele se encontra.

Um dos seus instrumentos mais interessantes é sem dúvida alguma a Supercam, que além de ter um poder de zomm espetacular possui um laser.

Esse laser é usado para ser atirado na rocha, e o pulso quando retorna para a câmera é estudado para se poder ter uma ideia da composição da rocha que alvo.

Antes mesmo de soltar o Ingenuity para voar, o Perseverance encontrou no caminho uma rocha um tanto quanto estranha.

A rocha possui uma cor esverdeada e está cheia de cavidades, pela aparência, eles apelidaram a rocha de Ouriço.

Pelo fato de ser uma rocha diferente das outras encontradas nos arredores do Perseverance, ela se tornou um alvo ideal para testar o laser da Supercam.

Com o laser é possível fazer um estudo espectrscópico da rocha e assim saberemos o que ela realmente é.

Para fazer isso, o Perseverance faz vários tiros na rocha com o seu laser.

E aí vem a grande pergunta, que rocha é essa?

Os pesquisadores envolvidos na missão ainda não sabem dizer ao certo.

Uma primeiro ideia é que seja um pedaço de um meteorito que caiu em Marte, isso porque essa rocha guarda muitas semelhanças com o meteorito encontrado pelo rover Opportunity em 2005.

Na verdade esse meteorito de 2005, é o primeiro meteorito descoberto em Marte por um rover.

Mas essa rocha pode ter outras origens também.

Ela pode ser uma rocha sedimentar da própria Cratera Jezero e que sofreu um grande intemperismo pela água, vento e radiação.

Ou pode ser uma rocha vulcânica, de alguma outra região de Marte e que foi levada até a Cratera Jezero pela ação dos ventos.

Os pesquisadores vão analisar os dados obtidos pela Supercam e pelo seu espectrógrafo laser e em breve certamente irão nos informar a sua composição e possível origem.
O interessante é que mesmo antes de começar a missão científica em Marte, o rover Perseverance já encontrou algo para ser estudado.

Isso indica como é interessante a Cratera Jezero, onde o rover pousou e também aumenta muito as nossas expectativas pelo que vem pela frente.

Vamos aguardar os resultados das análises e também, vamos aguardar o voo do Ingenuity, que deve acontecer no dia 14 de abril de 2021.

Fonte:

https://www.universetoday.com/150796/heres-a-strange-rock-that-perseverance-shot-with-its-laser/

#PERSEVERANCE #MARS2020 #SPACETODAY
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.