VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY, USE O O CUPOM #INGENUITY E GANHE 15% NA LOJA TODA:

https://spacetodaystore.com

Ninguém disse que seria fácil e é por isso que é preciso fazer esse tipo de demonstração de tecnologia.

O helicóptero Ingenuity da missão Mars2020 que estava programado para voar no domingo dia 11 de abril por volta do meio dia e meia hora local de Marte, teve seu voo adiado, a princípio para o dia 14 de abril de 2021.

Depois que o helicóptero foi solto da barriga do rover Perseverance, uma série de atividades foram e estão sendo realizadas para garantir que o voo aconteça da melhor forma possível.

O helicóptero teve suas hélices destravadas e girou elas a uma velocidade de 50 RPM, esse foi um primeiro teste de rotação das hélices.

Então na sexta-feira, a noite, dia 9 de abril de 2021, chegaram os novos dados vindos de Marte, e as notícias não eram muito animadoras.

Durante o teste de alta velocidade dos rotores que ocorreu na sexta-feira durante o dia, uma sequência de comandos que controla o teste terminou antes do esperado.

Isso aconteceu pois um dispositivo eletrônico temporizador que dispara um reset no sistema, devido a algum erro do programa principal teve seu tempo expirado, esse sistema se chama em eletrônica e em quem trabalha com software de watchdog timer.

O watchdog timer é muito importante, pois ele supervisiona a sequëncia de comandos principal e alerta o sistema sobre qualquer problema potencial.

Isso ajuda o sistema a ficar seguro e não prosseguir caso um problema seja observado.

O helicóptero estava fazendo a transição do computador do modo pré-voo para voo, quando esse problema aconteceu.

Importante dizer que o Ingenuity está seguro e saudável e se comunicou bem com a Terra, transmitindo toda a telemetria.

A equipe da missão responsável pelo helicóptero está revisando os dados de telemetria para diagnosticar o problema.

Feito isso eles irão reprogramar o teste de velocidade completa dos rotores.

E então o helicóptero estará pronto para voar.

O voo foi reprogramado a princípio para o dia 14 de abril de 2021, mas vamos aguardar as informações, fiquem ligados aqui no Space Today para as atualizações.

Fonte:

https://mars.nasa.gov/technology/helicopter/status/291/mars-helicopter-flight-delayed-to-no-earlier-than-april-14/

#INGENUITY #MARS2020 #SPACETODAY
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.