GRAIL – Pequenas Câmeras Para Gente Pequena Com Resultados Surpreendentes

Um novo módulo orbital lunar está agora fornecendo imagens para crianças de uma escola nos EUA. O melhor de tudo isso é que essas imagens estão disponibilizadas on-line para que todos possam ver também. Acima, estão três exemplos das 60 imagens (a galeria completa pode ser acessada aqui: http://images.moonkam.ucsd.edu/main.php) requeridas pelas crianças da Emily Dickinson Elementary School em Montana. Cada uma das duas naves GRAIL, que medem a gravidade na Lua, a Ebb e a Flow, possuem três câmeras com 6 mm de distância focal e uma de 50 mm. Pelo fato das sondas voarem a uma distância relativamente próxima do solo lunar, entre 38 e 64 km de altura para a maioria das imagens, essas pequenas câmeras são capazes de fornecer imagens espetaculares do nosso satélite. Em cada uma das sondas, uma câmera aponta para frente e outra para trás, algo similar ao que aconteceu com a Kaguya. Uma das imagens acima, chegou até mesmo a capturar a Terra sobre o horizonte lunar. Todas as imagens lançadas parecem ter passado por uma otimização com o objetivo de reduzir a variação de tonalidade, resultando numa certa suavização. Mas para as crianças que requeriram essas imagens isso pouco importa, pois essas imagens serão tratadas a partir de agora como verdadeiros tesouros pessoais e que de acordo com Maria Zuber, principal pesquisadora da missão GRAIL podem ter um efeito ainda maior: uma imagem da órbita lunar pode ser muito melhor do que uma aula de engenharia ou de ciências.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/March+23%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.