A Pareidolia do Elefante Na Elysium Planitia em Marte

A imagem acima, de Marte, mostra o que nós chamamos de pareidolia, onde você vê algo que realmente não está lá. Isso acontece, pois a nossa mente tenta associar tudo o que vemos com algo que seja familiar para gente assim podemos entender melhor o que estamos vendo. Nesse caso, muitas pessoas olham para essa feição em Marte como se fosse um elefante. Se não conseguiu ver e está lendo esse post você conseguirá, pois agora eu induzi você a ver um elefante nessa imagem. As imagens obtidas pelas sondas dos planetas do Sistema Solar e até mesmo de objetos distantes muitas vezes geram esse efeito. A mais famosa pareidolia em Marte é a feição conhecida como a Face de Marte.

Mas se não é um elefante como a nossa mente nos faz acreditar que é, o que seria essa feição do Planeta Vermelho? A imagem acima na verdade mostra um fluxo de lava na região de Elysum Planitia, a província de derramamento de lava mais jovem de Marte. A Elysium Planitia é quase que totalmente coberta por fluxos de lava, o que faz com que a região seja quase que totalmente plana. Os fluxos de lava são tão jovens que a superfície ainda não foi atingida por muitos impactos como se vê normalmente em grande parte da superfície marciana. O fluxo de lava apagou qualquer outra evidência de impactos anteriores preenchendo as possíveis crateras que ali existiram com lavas.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/04/mars-photo-of-day-apr-5-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.