Pan e Janus

pan_janus

observatory_150105Duas luas de Saturno navegam ao longo da borda externa do principal sistema de anéis do planeta. As órbitas de sete luas se aglomeram fora do anel F entre as órbitas de Pan e das luas co-orbitais Janus e Epimeteus.

Pan, com 28 quilômetros de diâmetro aparece como um ponto brilhante dentro da Falha de Encke, um pouco à direita do centro da imagem. Janus com 179 quilômetros de diâmetro localiza-se fora dos anéis A e F, abaixo do centro da imagem.

Essa imagem foi feita olhando em direção ao lado iluminado dos anéis a apenas 2 graus abaixo do plano dos anéis de Saturno. A imagem foi feita na luz visível com a câmera de ângulo restrito da Cassini, no dia 22 de Agosto de 2008. A imagem foi obtida a uma distância aproximada de 1.3 milhões de quilômetros de Janus. A escala da imagem é de 8 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e duas de suas câmeras foram desenhadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens fica baseado no Space Science Institute em Boulder, no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens visite: http://saturn.jpl.nasa.gov/. A página da equipe de iamgeamento da Cassini é: http://ciclops.org.

Fonte:

http://dailyrings.org/2013-03-16/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.