Os Últimos Preparativos Para o Lançamento da Missão do Observatório Solar IRIS da NASA

757224main_iris_prelaunch_cropped_946-710

observatory_150105A imagem acima mostra técnicos e engenheiros na Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia, cuidando do foguete Pegasus XL, com o observatório solar, Interface Region Imaging Spectrograph, ou IRIS, acoplado ao avião, Orbital Sciences L-1011.

O lançamento está programado para acontecer no dia de hoje, quinta-feira, dia 27 de Junho de 2013, às 23:27, hora de Brasília. Porém desde às 22:00, hora de Brasília, você já pode acompanhar a cobertura pela NASA TV.

O IRIS abrirá uma nova janela de descobertas traçando o fluxo de energia e de plasma através da cromosfera e da região de transição na coroa do Sol, usando a espectrometria e o imageamento. A missão IRIS observará como o material solar se movimenta, adquiri energia e se aquece à medida que viaja através de uma imensa região inexplorada da atmosfera do Sol. A região de interface, localizada entre a superfície visível do Sol e a sua atmosfera superior, está onde a maior parte da emissão ultravioleta do Sol é gerada. Essas emissões impactam o ambiente espacial perto da Terra e o próprio clima da Terra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2539.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo