fbpx

Os Olhos da Europa

olhos_europa


observatory_1501054Em destaque na imagem acima está o Observatorio del Roque de los Muchachos (ORM), localizado na borda do Parque Nacional Caldera de Taburiente na ilha de La Palma, Ilhas Canárias, Espanha. Esse observatório está situado a 2400 metros acima do nível médio dos mares. Ali, alguns dos maiores telescópios do mundo de 19 nações, estão usando talvez o melhor céu noturno da Europa para explorar o cosmos. Em primeiro plano está o First G-APD Cherenkov Telescope (FACT), um dos 15 telescópios que fazem parte do complexo de observação. Ele é desenhado para monitorar os brilhantes núcleos ativos galácticos. Visível em segundo plano, está a intensa luz da região central da Via Láctea. As estrelas mais brilhantes em Sagittarius estão brilhando diretamente atrás da estrutura telescópica. Elas estão circundadas por uma região rica em nebulosas de emissão, vistas aqui na cor violeta, como a Nebulosa da Lagoa (M8), a Nebulosa Trífida (M20) e a Nebulosa da Águia (M16). Pode-se observar que as nebulosas e as estrelas refletem no espelho de 9.5 quilômetros quadrados do FACT.

A excelente qualidade do céu (baixa poluição luminosa) nas Ilhas Canárias é protegida por lei. Como resultado, os observatórios aqui são considerados uma reserva astron6omica, disponível para comunidade internacional desde 1979.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/12/eyes-of-europe.html


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo