Os Múltiplos Anéis da Galáxia NGC 2273

Numa primeira olhada, a imagem da galáxia acima, lembra uma galáxia espiral, com dois braços emergindo da barra central de estrelas e um material que corta o centro galáctico. De fato, existem anéis dentro desses braços espirais também: espirais dentro de uma espiral.

Esse tipo de morfologia é conhecida como uma estrutura de múltiplos anéis. Como a descrição sugere, essa galáxia, conhecida como NGC 2273, abriga um anel mais interno e dois “pseudoanéis” mais externos. Ter tantos anéis distintos assim é algo raro, e isso faz da NGC 2273, uma galáxia bem pouco comum. Os anéis são criados quando os braços de uma galáxia espiral aparecem em loop ao redor de outra galáxia, juntamente com uma bela sorte da perspectiva que se está observando. Os dois pseudoanéis da NGC 2273 são formados por dois conjuntos de braços espirais que se juntam e o anel mais interno por duas estruturas em arco mais próximas do centro da galáxia, que parecem conectadas da mesma maneira.

Esses anéis não são as únicas características que tornam a NGC 2273 uma galáxia especial e peculiar. Ela também é uma galáxia classificada como Galáxia do Tipo Seyfert, uma galáxia com um núcleo extremamente luminoso. De fato, o centro de uma galáxia como essa, tem um buraco negro supermassivo, que está se alimentando de forma voraz, e isso faz com que o centro possa brilhar intensamente, superando o brilho de todo o resto da galáxia.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, J. Greene

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2014a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.