fbpx

Os Mares Coloridos da Lua

lunarmare

observatory_15010585A imagem acima é uma imagem colorida de maneira falsa feita pela sonda Galileo e mostra as áreas correspondentes aos Mares da Tranquilidade e da Serenidade na Lua. A imagem foi feita a partir de exposições adquiridas pela sonda durante o segundo sobrevoo da Galileo pelo sistema Terra/Lua. As cores estão realçadas para destacarem as diferentes composições encontradas no nosso satélite natural.

O Mar da Tranquilidade na parte esquerda da imagem aparece azul devido ao fato de ser rico em titânio. O solo laranja do Mar da Serenidade na parte inferior direita da imagem indica a baixa concentração de titânio. As áreas em roxo escuro na parte centrla esquerda marcam o local de pouso da missão Apollo 17, uma área composta por depósitos vulcânicos explosivos. As terras altas da Lua em vermelho indicam uma baixa quantidade de ferro e titânio. O Mar da Serenidade tem aproximadamente 1300 km de diâmetro. O norte na imagem acima está na posição de 5 horas. A cratera Posidonius com seus 95 km de diâmetro centrada em 32ºN, 30ºE, está na parte central inferior do frame acima.

Fonte:

http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2/?pid=5943

alma_modificado_rodape10585

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo