fbpx

Os Astrônomos Observam o Brilhante Asteroide 2012 LZ1 e Concluem Que Não Existe Ameaça

Como foi reportado, o asteroide 2012 LZ1 passou a 5.3 milhões de quilômetros da Terra com a sua maior aproximação acontecendo no dia 14 de Junho de 2012. A rocha espacial é um pouco grande e incomumente brilhante tendo aproximadamente 502 metros de largura. A equipe do Observatório Remanzacco composta por Nick Howes, Ernesto Guido e Giovanni Sostero registrou as imagens mostradas no vídeo acima.

De acordo com a pequena pesquisa feita por David Dickinson (@Astroguyz no Twitter) observando o site NEODYS-2 da ESA, pôde-se concluir que essa rocha espacial retornará para as vizinhanças da Terra em 12 de Junho de 2053, e a distância será três vezes maior.

Não existe nenhum perigo desse asteroide se chocar com a Terra na distância que ele passou, e parece que não teremos problema com ele no futuro também. Mas ele foi classificado como sendo um Asteroide Potencialmente Perigoso (Potentially Hazardous Asteroid), ou PHA. Os PHAs são asteroides maiores do que 100 metros e que passam a uma distância de 7.4 milhões de quilômetros da Terra. Nenhum dos PHAs conhecidos está em rota de colisão com a Terra, embora, como apontou a equipe do Observatório Remanzacco, os astrônomos estão a cada dia descobrindo novos PHAs.

Para mais detalhes sobre esse objeto consultem o site do Minor Planet Center na internet: http://www.minorplanetcenter.net/iau/MPEph/MPEph.html

Fonte:

http://www.universetoday.com/95842/astronomers-view-asteroid-2012-lz1s-bright-flyby/

 

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .