A imagem acima mostra os anéis de Urano registrados quase que exatamente de lado quando vistos da Terra. Essa imagem em cores falsas foi obtida pela câmera infravermelha NAOS_CONICA do Very LArge Telescope do ESO no Paranal, Chile. Essa imagem foi feita às 09:00 UT do dia 16 de Agosto de 2007, apenas duas horas depois da Terra cruzar o lado iluminado do plano dos anéis. Nós estamos espiando sobre a face iluminada pelo Sol dos anéis, numa abertura de somente 0.003 graus, um ângulo tão pequeno que os finos anéis quase que desaparecem. Na imagem da direita a região ao redor do planeta foi realçada para mostrar uma fina linha, que é brilhante na luz do Sol e representa as bordas dos anéis e que também é refletida pelas nuvens de poeira embebidas dentro do sistema.
As imagens na parte esquerda mostram o planeta e quatro de suas maiores luas. Pode-se claramente discernir o bandamento da atmosfera e uma feição de nuvem brilhante perto do colar polar sul do planeta, na parte esquerda da imagem. Essa imagem na verdade é uma composição feita com os comprimentos de onda do infravermelho, O planeta é mostrado em cores falsas, com base nas imagens feitas nos comprimentos de onda de 1.2 e 1.6 mícron. Os anéis são extraídos de uma imagem feita em 2.2 mícron, onde o planeta é mais escuro e assim os anéis são mais fáceis de serem detectados.
As observações foram feitas por Daphne Stam (TU Delft) e Markus Hartung (ESO, Chile) com uma boa colaboração de Mark Showalter (SETI) e Imke de Pater (UC Berkeley e TU Delft).
Fonte:
http://www.wired.com/wiredscience/2013/01/space-photo-of-the-day-2?pid=7351
Comente!