O Observatório Lick Ao Nascer da Lua

Observada de um ponto de vista escolhido a dedo, durante o pôr-do-sol, a bela Lua cheia nasce por detrás do Monte Hamilton, a leste de San Jose, na Califórnia no dia 7 de Março. O disco lunar serve de moldura para o histórico Observatório Lick encravado no cume de 4200 pés de altura da montanha. Na imagem acima, tanto o observatório como a Lua ecoam a cor quente da luz do Sol, já que a luz da Lua nada mais é que a reflexão da luz do Sol, filtrada pela longa passagem através da atmosfera. A refração substancial atmosférica contribui para que a borda da Lua se apresente de forma irregular, com um anel esverdeado. A Lua Cheia do mês de Março é conhecida como Full Worm Moon, ou Lua Cheia da Quaresma. Na foto acima, o domo do Telescópio Nickel de 40 polegadas do Lick está à esquerda. O grande domo à direita é a cada do grande telescópio refrator de 36 polegadas do Lick.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120310.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.