fbpx

Observatório de La Silla Faz Bela Imagem do Colorido Aglomerado Estelar NGC 3532


The colourful star cluster NGC 3532


observatory_15010541O Telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, localizado no Observatório de La Silla no Chile, capturou uma visão ricamente colorida do brilhante aglomerado estelar NGC 3532. Algumas das estrelas ainda brilham com uma coloração quente azulada, mas muitas das estrelas mais massivas se tornaram gigantes vermelhas e brilham com uma tonalidade laranja rica.

O NGC 3532 é um brilhante aglomerado localizado a cerca de 1300 anos-luz de distância da Terra na constelação de Carina (A Quilha do barco de Argo). Ele é informalmente conhecido como o Aglomerado do Poço do Desejo, já que ele lembra as moedas espalhadas que são jogadas em poços. Ele também é referido como Aglomerado do Futebol, embora o quão apropriado seja o nome depende de que lado do Atlântico você vive. Ele tem esse nome devido a sua forma ovalada, que lembra muito a bola de Futebol Americano ou a bola de Rugbi.

Esse aglomerado estelar muito brilhante é facilmente visto a olho nu para observadores do hemisfério sul. Ele foi descoberto pelo astrônomo francês, Nicolas Louis de Lacaille, enquanto observava o céu desde a África do Sul em 1752 e foi catalogado três anos depois em 1755. Ele é um dos aglomerados abertos de estrelas mais espetaculares em todo o céu.


The location of the bright star cluster NGC 3532 in the constell


O NGC 3532 cobre uma área do céu que tem quase duas vezes o tamanho da Lua Cheia. Ele foi descrito como um aglomerado rico em binárias por John Herschel que observou algumas estrelas duplas elegantes ali, durante a sua estadia na África em 1830. Mais recentemente, esse aglomerado entrou para história por ter sido o primeiro observado pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA em 20 de Maio de 1990.

Esse agrupamento de estrelas tem cerca de 300 milhões de anos de vida. Ele pode ser considerado um aglomerado de idade média para os padrões dos aglomerados. O aglomerado de estrelas que começou com massas moderadas ainda brilha intensamente com cores azul-esbranquiçada, mas as estrelas mais massivas já exauriram seus suprimentos de combustível de hidrogênio e tornaram-se estrelas gigantes vermelhas. Como um resultado o aglomerado aparece rico tanto em estrelas azuis como laranjas. As estrelas mais massivas no aglomerado original já passaram por suas breves, mas brilhantes vidas e explodiram como supernovas a muito tempo atrás. Existem também numerosas estrelas mais apagadas e menos extravagantes de massa menor que têm vidas mais longas e brilham com tonalidades amarelas e vermelhas. O NGC 3532 é formado por cerca de 400 estrelas no total.

O céu de fundo aqui numa rica parte da Via Láctea é totalmente coberto com estrelas. Algumas porções de gás vermelho brilhante também são aparentes, bem como sutis linhas de poeira que bloqueiam a visão das estrelas mais distantes. Essas provavelmente não são conectadas com o aglomerado, que é velho suficiente para ter limpado qualquer material ao seu redor a muito tempo atrás.

Essa imagem da NGC 3532 foi capturada pelo instrumento Wide Field Imager localizado no Observatório de La Silla em Fevereiro de 2013.


Wide-field view of the sky around the bright star cluster NGC 35



Fonte:

http://www.eso.org/public/news/eso1439/

alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo