O Triunfo Quase Que Invisível da Sonda Chang’e 2

A China anunciou que a sonda Chang’e 2 completou com sucesso sua missão de 6 meses na órbita lunar. Pode ser surpresa para a maioria das pessoas que existam duas sondas ativas orbitando a Lua. Isso porque embora nós deliciamos quase que todos os dias com as imagens surpreendentes da LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) virtualmente nenhuma imagem da Chang’e 2 chega até nós. Normalmente podemos achar que essa não divulgação de imagens e dados é algo comum em sociedades fechadas, mas a Índia democrática tem feito essencialmente a mesma coisa, então nos leva a pensar que isso é uma falha em compartilhar um tipo de valor de relações públicas com relação ao sucesso tecnológico conseguido. Um segundo fator pode ser que a China e Índia possuem somente poucos cientistas lunares e eles querem preservar seus dados dos cientistas ocidentais. De fato uma das maiores coleções de imagens da sonda Chang’e 2 são encontradas em páginas sobre UFOs (http://magic-ufo.forum-phpbb.in/t164-new-moon-images-from-chang-e-2-china-lunar-orbiter-probe). Uma versão um pouco mais oficial mas que conta somente com 11 imagens da imensa coleção que a sonda deve ter coletada encontra-se aqui (http://moon.bao.ac.cn/templates/T_yestem_articelcontent/index.aspx?nodeid=13&page=ContentPage&contentid=190). Alguns mapas do google sobre a Lua podem ser encontrados com algumas crateras escritas em Chinês, mas acredita-se que esses nomes vêem de dados da sonda Chang’e 1. Alguém conhece outras fontes? Alguém já viu alguma outra imagem da Chang’e 2 especialmente as feitas a 15 quilômetros de altura? Não se sabe porque a China está escondendo tal sucesso.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/April+3%2C+2011

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.