fbpx

O Trânsito de Vênus e a Distância Entre o Sol e a Terra

O trânsito de Vênus ocorrido no dia 5 de Junho de 2012 nos deu a oportunidade de medirmos a distância entre a Terra e o Sol como foi proposto por Edmund Halley em 1716 durante um trânsito similar. A imagem composta acima mostra o trânsito fotografado por Stephen Ramsdem no Havaí (disco vermelho) e também pelo astrônomo amador no L.C. Bates Museum in Hinckley, no Maine (disco verde escuro). Essas observações fornecem a base para usar a técnica de paralaxe para se determinar a distância até o Sol. O Dr. Sten Odenwald do Goddard Space flight Center da NASA examinou as imagens e apresentou o seguinte cálculo:

Diâmetro angular de Vênus = 58 arcos de segundo (dado).

Desvio do centro para o centro de cada uma das imagens = 19 arcos de segundo

Distância de Honolulu no Havaí até Bangor no Maine = 8300 km

Paralaxe Solar = 11 arcos de segundo

Paralaxe de Vênus corrigida = 19 + 11 = 30 arcos de segundo

Distância de Vênus = (206265/30) x 8300 km = 57 milhões de Km.

Note que 1 radiano = 206265 arcos de segundo

57 milhões de km = 0.29 UA

A distância entre o Sol e a Terra é expressada em Unidades Astronômicas, onde 1 UA = 148 milhões de km.

Porém, com base nos cálculos apresentados acima, 1 UA = 197 milhões de km. É evidente pelos números que existe uma diferença entre os valores, mas considerando que nenhum equipamento usado foi calibrado e que nenhuma tecnologia adicional foi usada, podemos considerar esse um bom valor, mesmo porque está dentro da mesma ordem de grandeza.

O objetivo desse esforço de se medir a distância para o Sol com base no mais recente Trânsito de Vênus foi seguir os trabalhos feitos por Aristarchus de Samos, Edmund Halley, Friedrich Bessel e outros que foram os pioneiros em determinar as distâncias entre a Terra e o Sol e a distância das estrelas. Outro objetivo foi envolver os estudantes nessa desafiadora atividade mostrando para eles como a ciência era e continua sendo feita.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/08/venus-transit-and-distance-to-the-sun-from-earth.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .