O Trânsito de Vênus de 2012 – Parte II

As fotos aqui apresentadas mostram diferentes visões do trânsito de Vênus no Sol ocorrido no último dia 5 de Junho de 2012. A foto acima e a direita mostra o terceiro contato como foi observado em Teerã no Irã. Já a foto acima e a esquerda foi feita desde Chandler no Arizona e a foto abaixo foi feita em perto de Potsdam na Alemanha. Da Terra, Vênus só pode ser visto transitando o Sol quando sua passagem orbital está alinhada com a Terra e quando ambos os planetas estão do mesmo lado do Sol. Esses alinhamentos ocorrem em pares separados de oito anos. O último trânsito de Vênus aconteceu em Junho de 2004 e o próximo só acontecerá em Dezembro de 2117.

A órbita de Vênus é inclinada de 3.4 graus com relação à órbita da Terra, e ela intercepta a eclíptica em dois pontos que cruzam o Sol todo ano no começo de Junho e novamente seis meses depois. Os trânsitos só acontecem se Vênus passar por uma conjunção inferior, ou seja, quando Vênus está diretamente entre a Terra e o Sol no começo de Junho e no começo de Dezembro. Contudo, em todas as ocasiões menos em uma ou duas em um século, Vênus passa muito longe acima ou abaixo da eclíptica e nunca cruza o disco do Sol. Durante os últimos 6000 anos, apenas 81 trânsitos de Vênus aconteceram.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/2012-transit-of-venus.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.