O Que Está Escondido Abaixo Dessa Superfície na Lua?

O canto direito do mosaico acima é uma região de mar e reservatórios de material similar e tem escapado através da imagem. O material suave, mas não escuro que cobre a maior parte do resto da região é chamado de Formação Cayley, denominado para a cratera com 14 km de largura cortada na metade pela borda inferior da imagem. Embora nunca tenha sido amostrada por nenhuma missão Apollo a interpretação que tem sido dada ao material da Formação Cayley é de material ejetado da formação da Bacia Imbrium. Devido a sua suavidade a ideia é de que esse material foi ejetado em condições fluidas e fluiu como um líquido quando atingiu a superfície. A interpretação dada à formação Cayley não é questionada, mas podemos perguntar o que está localizado abaixo dela? Ao longo da parte sul da imagem anéis residuais de crateras são visíveis, lembrando que essa é a borda norte da região montanhosa do sul altamente povoada com crateras. Ao norte estão outras relíquias de grandes crateras guarnecidas por material pastoso gerado pela ejeção da bacia. A área desde de a cratera Hyginus ao longo do Canal Ariadeus até o Mare Tranquilitatis possui poucos anéis de crateras e parece uma região mais uniforme e plana. Para a superfície ter tomado esse caminho, a Formação Cayley precisa ser espessa o suficiente para preencher todos os pontos baixos e submergir muitos pontos mais altos, ou algo já havia suavizado a área. Não existem pistas de que uma pequena bacia/ grande cratera originalmente existia onde a Hyginus é plana. E a falta de crateras com halo escuro evidencia que as rochas de mar não localizam-se abaixo da Formação Cayley. Desse modo, algo removeu boa parte da topografia pré-existente na área agora coberta pela Formação Cayley, mas nós não sabemos o que fez isso.

Fonte:

http://lpod.wikispaces.com/March+17%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.