fbpx

O Polo Norte da Lua


A Lua, único satélite natural da Terra tem sido fonte de fascinação para a humanidade por milhares de anos. Quando finalmente a Apollo 11 pousou na superfície da Lua, em 1969, a tripulação encontrou um local desolado, sem vida, mas que continua a fascinar os cientistas e os não cientistas da mesma maneira.

Essa imagem do polo norte da Lua foi feita pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA. Um dos principais objetivos científicos da missão da sonda LRO é o de identificar regiões de sombra permanente e de iluminação quase que permanente. Desde que teve início sua missão, a sonda LRO adquiriu milhares de imagens com a chamada Wide Angle Camera (WAC) de regiões próximas do polo norte da Lua. A partir dessas imagens, os cientistas produziram esse mosaico, que é composto por 983 imagens feitas durante o período de um mês no verão do hemisfério sul da Lua. Esse mosaico mostra o polo quando é melhor iluminado, regiões que estão na sombra e regiões que são candidatas a estarem permanentemente na sombra.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2054.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .