O Planeta de Yuri

iss030e078095

observatory_150105Em outro dia 12 de Abril, em 1961, o cosmonauta soviético Yuri Alexseyevich Gagarin, tornou-se o primeiro ser humano a ver o planeta Terra do espaço. Comentando sua visão que ele teve da órbita, ele comentou, “O céu é muito escuro, e a Terra é azulada. Tudo pode ser visto com impressionante clareza”. Ainda num 12 de Abril, em 1981, a NASA lançou o primeiro ônibus espacial. Para celebrar em 2013, considere essa bela imagem feita desde Estação Espacial Internacional, uma visão realmente fantástica do planeta Terra a noite, visto de uma órbita baixa. Constelações de luzes conectando as cidades densamente povoadas ao longo da costa atlântica leste dos EUA, são enquadrados por duas sondas russas acopladas à ISS. Entre as cidades fáceis de se reconhecer do espaço estão a cidade de Nova York e Long Island, à direita. A partir daí você pode seguir para esquerda e encontrar a Filadélfia, Baltimore e então Washington, D.C., no centro da imagem. Completando a imagem acima, temos o vídeo abaixo, feito também desde a ISS que mostra imagens espetaculares, não só da Terra, vista a noite, mas também do céu observado desde a ISS, auroras, luzes de tempestades entre outras feições espetaculares vistas do espaço.

View from the ISS at Night from Knate Myers on Vimeo.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap130412.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.