O Perigo Dos Lançamentos Espaciais Para os Animais – Um Sapo, Um Morcego e Agora Um Tatu


observatory_150105As 5:10 da manhã do dia 18 de Setembro, hora de Brasília, um foguete Atlas V foi lançado desde o Cabo Canaveral carregando o satélite de comunicação da força aérea americana, conhecido como Advanced Extremely High Frequency (AEHF-3). O lançamento no começo da manhã foi algo normal e que não deve ter chamado a atenção de muita gente, mas ele definitivamente foi algo bem importante para uma criatura em particular: um tatu, que saiu do seu esconderijo durante a queima dos motores do Atlas V e foi registrado por uma câmera GoPro de Matthew Travis.

armadillo


Veja o vídeo acima, alías, melhor ainda, veja o vídeo no YouTube e coloque em fullscreen HD, e preste atenção no primeiro plano, por volta dos 2 minutos de filme e você poderá ver algo correndo pela grama em direção à fumaça de exaustão.

Para muitos, esse animal que aparece correndo é um tatu. Esses tatus são onipresentes em boa parte do sul dos EUA, e não é algo incomum de registrá-los na chamada Space Coast, mas eles normalmente não estão incluídos nos vídeos de lançamentos.

319336main_STS-119Bat4


Esse pequeno ser se junta a uma grande quantidade de criaturas sem sorte que foram registradas no caminho do lançamento de foguetes, o mais recente é o sapo voador registrado no momento do lançamento da missão LADEE  da NASA no Wallops Flight Facility na Virginia. Antes disso um morcego foi registrado agarrado ao tanque externo da missão STS-119 durante a contagem regressiva ocorrida no dia 15 de Março de 2009, e antes disso teve um urubu sem sorte que foi atingido pelo ônibus espacial e todo o seu aparato durante uma decolagem.

319337main_STS-119BatLiftoff


O destino desses animais na sua maioria não foi nada bom, mas quem sabe, talvez para esse tatu as coisas foram diferentes. Pense aí e deixe nos comentários que fim levou o tatu.


Fonte:

http://www.universetoday.com/104880/rocket-frog-space-bat-and-now-a-launch-armadillo/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo