O Perfil Topográfico de Alguns Domos Lunares

A imagem acima é um belo exemplo de como a iluminação obtida por imagens feitas  com telescópios na Terra e dados obtidos pelas sondas ao redor da Lua podem ser usadas como informações complementares. Alfa, acima e Beta, abaixo, esses domos são conhecidos por serem relativamente altos e por terem uma textura rugosa, a última característica mostrada muito bem na imagem. Para analisarmos a altura dos domos, pode-se usar a ferramenta de perfil ou seção altimétrica que usa dados obtidos pelo altímetro LOLA da sonda LRO. Com essa ferramenta disponível no site da sonda na internet, podem-se explorar suas alturas, formas e descobrir surpresas espetaculares. O perfil superior, no canto superior esquerdo, cobre a área mostrada pela leve linha cinza que cruza o domo visível aproximadamente de oeste para leste. A surpresa aqui é que a superfície de mar que surgiu da erupção do vulcão em seus taludes se moveu de forma significantemente para leste, ou seja, para na direção do centro da Bacia Tranquilitatis – atravessando mais de 43 quilômetros.  O domo se ergue aproximadamente 230 metros acima da superfície de mar adjacente para oeste, mas quase que 450 metros acima do mar para leste. Esse fator de dois pode ser devido às diferenças nos valores medidos por meio de telescópios, embora o grupo GLR tenha chegado ao valor de 330 metros de queda no meio, um bom valor médio. Um perfil de leste para oeste similar a esse no domo Beta (gráfico intermediário) revela um desvio regional similar para leste de modo que a diferença na altura do domo depende de qual lado ela é medida. Um perfil norte-sul, por exemplo, (mostrado no gráfico inferior) corre mais ao longo de um contorno constante de modo que a altura do domo não varia de forma tão abrupta. O domo Beta tem aproximadamente 225 metros de altura na sua porção norte e 300 metros na usa porção sul, confirmando o valor obtido pelo grupo GLR de 270. A imagem telescópica da Lua, acima revela feições topográficas que só são visíveis em mosaicos obtidos pela sonda LRO com o Sol mais alto, guiando assim os pesquisadores onde perfis topográficos devem ser investigados.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+6%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.