O Pedaço de Rocha Incomum no Pico da Cratera Tycho na Lua

Por que existe um grande pedaço de rocha perto do centro do pico da Cratera Tycho? A Cratera Tycho na Lua é uma das feições mais fáceis de se observar do nosso satélite, ela é visível até a olho (veja o quadro destacado no canto inferior direito). Mas no centro da  Tycho (o quadro em destaque na parte superior esquerda) há algo incomum – uma rocha de 120 metros de diâmetro. Este pedaço de rocha foi fotografado em altíssima resolução ao nascer do sol, durante a última década, pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A principal hipótese da origem é que a rocha foi lançada durante a tremenda colisão que formou a cratera Tycho há cerca de 110 milhões de anos e, por acaso, voltou para baixo, bem perto do centro da recém-formada montanha central. Ao longo dos próximos bilhões de anos, os impactos de meteoros e os terremotos devem degradar lentamente o centro da Cratera Tycho, provavelmente fazendo com que o pedaço de rocha caia de uma altura de 2000 metros no assoalho da cratera e se desintegre.

Fonte:

https://apod.nasa.gov/apod/ap180507.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.