O Mar de Tirreno e o Solstício no Céu

Hoje, dia 21 de Dezembro de 2010, o solstício acontece às 23:38 Universal Time, nessa hora o Sol atinge o sua declinação mas ao sul no céu da Terra. Claro que o solstício de dezembro marca o começo do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. Do ponto de vista dos observadores do hemisfério norte, e como mostrado na imagem acima, aqui reproduzida, o Sol irá descrever o arco mais baixo através do céu ao longo do horizonte sul. Desse modo, no hemisfério norte o dia tem o comprimento mais curto entre o nascer e o pôr-do-Sol com somente algumas horas de luz solar por dia. Essa imagem segue a passagem do Sol através do solstício de Dezembro de 2005 em um dia de céu completamente claro observado desde a Costa de Santa Severa em direção a Fiumicino na Itália, às margens do Mar Tirreno. Essa imagem cobre 115 graus no céu por meio de 43 exposições separadas e bem planejadas, desde o nascer até o pôr-do-Sol.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap101221.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.