O Laser Preciso do Rover Curiosity em Ação

741167main_pia16922-43_946-710

observatory_150105O rover Curiosity da NASA aponta o seu laser do instrumento Chemistry and Camera (ChemCam) e atira com precisão impressionante com o objetivo de acessar a composição da parede do furo perfurado e dos resíduos que foram gerados durante o processo de perfuração. Os diagramas montados na figura acima mostram de forma esquemática como é feito o apontamento do laser, e os furos gerados pelos tiros de laser executados nas rochas em Marte.

No centésimo octogésimo dia de trabalho do rover em Marte, ou seja, no Sol 180, que correspondeu ao dia 6 de Fevereiro de 2013, o rover realizou um mini furo de teste, seguido no Sol 182 (8 de Fevereiro de 2013) do furo real de trabalho de onde foi coletada uma amostra do interior da rocha. Ambos os furos foram realizados no afloramento de rocha conhecido como John Klein, e que podem ser vistos na imagem superior esquerda, feita no Sol 182, pela Navigation Camera, ou Navcam do Curiosity. Tanto a Navcam como a ChemCam estão localizadas no topo do mastro de sensoriamento remoto do rover da NASA.

Cada furo tem cerca de 1.6 centímetros de largura, e eles estão localizados a uma distância de 2.5 metros do topo do mastro de instrumentos. Tão pequeno e tão longe.

Já no Sol 227, ou seja, no dia 26 de Março de 2013, o ChemCam disparou seu laser 150 vezes (5 pontos com 30 tiros cada, cada ponto num alvo diferente), nos resíduos dos dois furos perfurados e 300 vezes (10 pontos com 30 tiros cada) no próprio furo realizado. No mesmo dia, o micro imageador (RMI) da ChemCam capturou imagens dos furos realizados pelos tiros de laser, pequenas crateras nos resíduos (a foto central do RMI) e os pequenos arranhões na superfície das paredes do furo realizado (foto à direita da RMI). O espectro de composição da inspeção do material feita a laser pela ChemCam está sendo analisado.

A foto localizada à direita é uma versão realçada da porção central da imagem mais bruta, mostrada abaixo.

741481main_PIA16922-unannotated

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia16922.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.