O Impressionante Movimento das Bolhas de Plasma na Superfície do Sol

Algumas vezes você só precisa tentar parar de pensar um pouco nos problemas que temos na Terra, dar aquela respirada e ficar olhando os movimentos que acontecem na fotosfera do Sol.

Nesse caso, graças ao Telescópio Solar de 1 metro de diâmetro Sueco, que fica instalado na Espanha e é chamado de SST, você pode dar uma olhada em detalhe do movimento de bolhas pulsantes ao redor do Sol.

Com as imagens os pesquisadores montaram também o vídeo que você pode ver nesse post, que faz parte de uma série de observações multiespectrais publicadas em 2018, e que foram feitas para examinar bem de perto as feições no Sol e assim tentar entender melhor como sua energia não térmica se move pela estrela.

O vídeo aqui no post mostra o Sol num comprimento de onda próximo da linha-K do espectro, que representa o cálcio ionizado.

Essa área é chamada de Região Ativa 12593, e é muito grande.

Só para você ter uma ideia da escala, o que você está vendo aí é uma imagem que tem aproximadamente 46900 km de largura por 33500 km de altura, ou seja, você pode ajustar 12 Terras nessa imagem.

Quando o vídeo dá um zoom, as bolhas, ou grãos que você vê são os grânulos. Esses grânulos são causados pelas correntes de convecção, plasma que está subindo e caindo na superfície, quando o gás esquenta ele sobe, então ele esfria e cai de volta.

As partes escuras são as manchas solares. Nós as observamos o tempo todo, e eles são causadas por um fluxo no campo magnético diminuindo a temperatura em certas áreas na superfície do Sol.

A ciência por trás dessas imagens é fascinante, tenha certeza disso. Mas algumas vezes, é legal só ficar observando essas imagens espetaculares feitas pelos instrumentos astronômicos que temos hoje.

Esse trabalho rendeu um artigo que foi publicado no periódico Astronomy & Astrophysics.

Fonte:

[https://www.sciencealert.com/check-out-the-mesmerising-movement-of-grains-of-plasma-on-the-surface-of-the-sun]

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.