fbpx

O Importante E intrigante Aglomerado De Galáxias Abell 3827

A imagem acima mostra o Abell 3827, um aglomerado de galáxias que oferece grandes possibilidades para estudos. Esse aglomerado de galáxias foi observado pelo Telescópio Espacial Hubble com o objetivo principal de se estudar a matéria escura, que é um dos grandes mistérios da cosmologia atualmente. A equipe de cientistas, usou a Advanced Camera for Surveys, ACS e a Wide Field Camera 3, a WFC3 do Hubble para completar suas observações. As duas câmeras possuem especificações diferentes e podem observar diferentes partes do espectro eletromagnético, então usando essas câmeras de forma complementar os astrônomos podem coletar mais informações. O Abell 3827 também já havia sido observado anteriormente pelo Hubble, por conta do interessante efeito de lente gravitacional que pode ser observado no seu centro.

Olhando nesse aglomerado de centenas de galáxias, vale a pena lembrar que até menos de 100 anos atrás, muitos astrônomos acreditavam que a Via Láctea era a única galáxia no universo. A possibilidade de outras galáxias tinha sido debatida anteriormente, mas a mente só foi aberta mesmo quando Edwin Hubble confirmou que a então chamada Grande Nebulosa de Andrômeda estava localizada a uma distância muito grande e por isso não poderia fazer parte da Via Láctea. A Grande Nebulosa de Andrômeda se tornou então a Galáxia de Andrômeda, e os astrônomos reconheceram que o nosso universo era muito, mas muito maior do que a humanidade pensava até então. Imagina só o que o Hubble, o Edwin, não o telescópio, sentiria ao ver essa imagem espetacular do aglomerado de galáxias Abell 3827. Aliás, o telescópio espacial, leva o nome de Hubble em homenagem ao Edwin Hubble e essa homenagem é muito bem representada pelo tanto de galáxia que o Hubble observa, e estuda, tentando entender o nosso universo.

Crédito:

ESA/Hubble & NASA, R. Massey

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2118a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .