O Estranho Caso das Pilhas de Rocha Entre As Dunas Marcianas

Essa imagem foi feita com o objetivo principal de rastrear o movimento das dunas de areia perto do polo norte de Marte, mas o que acontece no solo marciano entre as dunas é o que chamou a atenção dos pesquisadores.

O solo entre as dunas, possui listras paralelas em tonalidades claras e escuras, cortando a região desde a parte superior esquerda até a parte inferior direita. Nas listras escuras, nós podemos pilhas de pedaços de rochas distribuídas em intervalos regulares.

O que pode ter acontecido ali que organizou essas pilhas de rochas em intervalos regulares? Na Terra, se observa algo semelhante, as rochas no ártico podem ser organizadas por um processo chamado de “frost heave”, algo como, elevação por congelamento. Com esse processo acontecendo de forma repetida, rochas mais profundas são trazidas para a superfície e organizadas em pilhas, listras e até mesmo em círculos. Na Terra, esses ciclos levam um ano, mas em Marte, isso pode estar conectado com as mudanças orbitais do planeta ao redor do Sol e levar muito mais tempo.

Fonte:

https://www.uahirise.org/ESP_053924_2550

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.