O Esplendor Prateado de Algumas Imagens da Lua

Lógico que atualmente os mosaicos feitos pela câmera WAC da sonda LRO são as melhores imagens obtidas do nosso satélite natural, mas nós não podemos deixar de amar as esplendorosas imagens prateadas da Lua obtidas com o Sol baixo no horizonte pelas chamadas Metric Cameras que viajaram a bordo das três últimas missões Apollo. A imagem acima foi na verdade montada a partir de exemplos espetaculares de imagens obtidas pela Apollo 15 da metade norte do Platô Aristarchus. A imagem acima tem somente 25% da escala da resolução completa mas já é grande o suficiente para nos impressionar. Os mosaicos apresentados pela ferramenta Quick Map e outros obtidos pela câmera WAC da sonda LRO foram obtidos especificamente com o ângulo de iluminação bem alto, mas as imagens obtidas pelas Metric Camera, simplesmente ficavam ligadas durante a passagem das missões Apollo e com isso a iluminação varia desde uma super brilhante Lua Cheia até imagens impressionantes do terminador do nosso satélite como a imagem mostrada acima. O que temos para lamentar da Apollo é que as três últimas missões foram canceladas de modo que nós perdemos metade da cobertura total das Metric Camera que poderiam ter sido obtidas, incluindo o imageamento da metade sul do Platô. A equipe da câmera WAC da sonda LRO está coletando muitas imagens com o Sol baixo no horizonte, o que nos dá a esperança de que algum dia possamos ter um novo mosaico que seja tão surpreendente como esse. E talvez, se podemos sonhar, existirá um mosaico com o Sol alto também onde feições de albedo bem suaves podem ser comparadas com imagens superiores para melhorar nosso entendimento do nosso satélite. No momento vamos nos contentar com essa grande metade do Platô, notando as prováveis crateras enterradas e as ranhuras super sinuosas.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/May+31%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.