O Eclipse Anular do Sol de 20 de Maio de 2012

Amanhã, dia 20 de Maio de 2012, a sombra da Lua irá atravessar a superfície do planeta Terra. Observadores localizados dentro de uma faixa de 240 a 300 km de largura, que representa o rastro da sombra do nosso satélite, serão capazes de testemunhar um eclipse anular do Sol, nesse tipo de eclipse o tamanho aparente da Lua é menor, de modo que ela não cobre todo o Sol, deixando um anel do nosso Astro Rei a mostra. Correndo para leste num período de 3.5 horas, a sombra começará sua trajetória na parte sul da China, cruzará a parte norte do Oceano Pacífico e alcançará a América do Norte, cruzando os EUA na costa oeste do Oregon e na parte norte da Califórnia. Ao longo da rota da sombra, os residentes de Tóquio estarão a apenas 10 km ao norte do centro da linha de sombra. Logicamente que um eclipse parcial poderá ser visto em uma área muito maior, na América do Norte, no Pacífico e no leste da Ásia. A imagem acima mostra um belo exemplo de um eclipse anular do Sol e foi feita no dia 15 de Janeiro de 2010 desde a cidade de Kanyakumari na ponta sul da Índia.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120519.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.