fbpx

O Eclipse Anelar de 29 de Abril Será Visível Numa Parte Longínqua da Antártida e Sua Fase Anelar Durará no Máximo 49 Segundos

ASE_McCarty3-3sc900
observatory_150105Essa é a estação dos eclipses, e no dia 29 de Abril de 2014, às 06:00 UT, 03:00, hora de Brasília, a sombra da Lua Nova tocará o planeta Terra, apesar de ser num local longínquo e brevemente. Ainda assim, se você vive no continente Antártico dentro de poucas centenas de quilômetros da latitude sul de 79 graus 38.7 minutos, e da longitude leste de 131 graus 15.6 minutos, você poderá ver um eclipse anelar solar com o Sol logo acima do horizonte. Pelo fato da Lua estar se aproximando do apogeu, o ponto mais distante na sua órbita elíptica, seu tamanho aparente não será grande o suficiente para cobrir completamente o disco solar. Um raro, eclipse fora do centro, a fase anelar durará no máximo 49 segundos. Nesse ponto auge o Sol aparecerá como esse anel de fogo do último eclipse anelar do Sol que aconteceu em Maio de 2013, e foi capturado por uma equipe que o transmitia ao vivo pela internet perto de Coen, na Austrália. Por outro lado, um eclipse parcial do Sol com a Lua cobrindo no mínimo alguma parte do Sol será visto numa região bem mais ampla no hemisfério sul, incluindo parte da Austrália na parte da tarde. Esse post vem a reforçar, mais uma vez, que embora em alguns lugares a divulgação desse eclipse possa ter dado margem a um entendimento errado, que ele ocorrerá no Brasil, ele não vai, é somente numa pequena parte da Antártica, e como foi dito no post ele durará no máximo 49 segundos na sua fase anelar.
previewingth
Fonte:
alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo