O Deslocamento Final do Discovery

[youtube width=”800″ height=”620″]http://www.youtube.com/watch?v=8jrzEwKmfeo[/youtube]

Se alguém não sabe o que é isso, pode até pensar que os eventos desse dia foram chatos. Afinal, o nome desse evento não faz justiça a sua importância e magnitude – deslocamento. contudo, quando alguém tem a oportunidade de acompanhar o tal deslocamento provavelmente será algo difícil de se esquecer. O ônibus espacial Discovery  emerge do seu casulo tecnológico localizado no Orbiter Processing Facility-3 (OPF-3) às 7 horas da manhã hora local e foi deslocado até o Vehicle Assembly Building (VAB) onde chegou algumas horas mais tarde.

A viagem do Discovery até o VAB sofreu um atraso na programação original devido a um problema na pequena estrada que liga as duas instalações. Por meio de um esforço concentrado foi possível arrumar o problema e seguir com o deslocamento sem atrasar a programação do Discovery.

O deslocamento é um marco muito especial no caminho até o vôo propriamente dito. Algumas pessoas foram privilegiadas e puderam acompanhar esse deslocamento bem de perto. O ônibus espacial estava cercado por trabalhadores que fizeram todo o esforço para deixá-lo pronto para entrar em órbita. Nessa curta viagem eles funcionaram como guias garantindo que nenhum detrito maior pudesse estragar a jornada. Por várias vezes o ônibus espacial parou permitindo que fotos fossem feitas. Esse deslocamento é ainda mais especial pois marca, pelo menos até o momento, a última vez que o Discovery é preparado e programado para ir até o VAB para a preparação final para o vôo.

Uma vez instalado no VAB o Discovery foi conectado a um guindaste que agüenta 171000 libras e deixou o ônibus espacial pendurado, para o preparao final. Esse preparo inclui a realização do acoplamento do conjunto de Solid Rocket Boosters (SRB), aqueles foguetes laterais que vão acoplados ao ônibus espacial, e do External Tank, o gigantesco tanque de combustível responsável por impulsionar a nave. Observando a nave sendo erguida pelo guindaste muitos podem perceber a quantidade de esforço que é gasto com o programa espacial americano.

Em aproximadamente duas semanas o conjunto completo já pronto para o vôo deve começar a jornada até o Launch Complex 39A o marcará a próxima grande etapa até o vôo chamada de lançamento.

O Discovery irá descarregar e instalar o Leonardo Permanent Multipurpose Module (PMM), o Express Logistics Carrier 4 além de fornecer partes esparsas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Essa será a trigésima quinta missão de um ônibus espacial até a estação. A tripulação do chamado STS-133 consiste do Comandante Steven Lindsey, do Piloto Eric Boe e dos Especialistas de Missão Alvin Drew, Michael Barratt, Tim Kopra e Nicole Stott.

O STS-133 irá marcar o último vôo da Discovery para o espaço. Existem rumores sobre um potencial STS-135. Contudo se essa missão for mesmo aprovada é bem provável que o Atlantis seja selecionado para esse vôo. Atualmente o Discovery está programado para ser lançado do Kennedy Space Center no dia 1 de Novembro de 2010às 4:40 P.M. EDT.

Uma sequência de fotos desse deslocamento bem como outro vídeo mostrando todo o trajeto pode ser visto aqui:

http://cienctec.com.br/wordpress/?p=4529

Fonte:

http://www.spacevidcast.com/2010/09/13/the-final-rollover-for-discovery-spacepod-2010-09-13/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.