O Cinturão de Satélites Geoestacionários da Terra

A Terra possui algo parecido com um sistema de anéis, só que feito pelo homem. Os satélites geoestacionários são colocados cuidadosamente em órbitas que são definidas ao longo do equador celeste, a linha do equador projetada no céu. Eles são posicionados a 35727 km acima da linha do equador. Essa foto constituída de 10 frames mostra uma região do céu com 35 graus de largura. Mais de 40 satélites são mostrados na imagem e aparecem na cor laranja. O objeto brilhante na parte superior direita da imagem é o planeta Júpiter.

Para fazer uma imagem parecida é fácil, tire uma foto do céu com a câmera apontada para o equador celeste para encontrar os satélites geoestacionários. Você não precisa seguir os satélites, pois o seu período de revolução ao redor da Terra, é igual ao período de rotação da Terra. Essa foto foi feita no dia 2 de Maio de 2017 em Tucson no Arizona.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2017/07/earths-geostationary-satellite-belt.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.