O Céu de Marte Fica Empoeirado Sobre o Rover Opportunity Entre os Sols 3296 e 3301

PIA16814_modest

observatory_150105As duas imagens acima foram feitas com um intervalo de 5 dias pela câmera frontal usada para evitar obstáculos do jipe robô Opportunity da NASA, documentando o céu marciano sobre o local onde o rover se encontra na Cratera Endeavour. Como pode-se observar o céu ficou muito empoeirado.

A imagem da esquerda foi feita durante o Sol 3296 da missão do Opportunity em Marte, equivalente a 2 de Maio de 2013. Já a imagem da direita foi feita no Sol 3301, 7 de Maio de 2013, com o rover no mesmo lugar mas com o seu braço numa posição diferente. Entre essas datas, a escala local de atividade de tempestade a oeste do local onde estava o Opportunity reduziu a claridade  do céu sobre o rover. Os efeitos podem ser observados na imagem do Sol 3301. Pode-se notar a sombra do rover e o horizonte obscurecido à direita.

O rover Opportunity estava no segmento de rocha conhecido como Cape York no anel oeste da Cratera Endeavour. Durante esse período o Opportunity estava investigando uma rocha chamada de Esperance que está no pálido pedaço de rocha um pouco a esquerda da sombra do braço do rover. Após essa investigação, a última planejada para ser realizada em Cape York, a equipe do rover planeja dirigir o Opportunity em direção a um segmento na parte sul do anel, chamado de Solander Point.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA16814

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo