fbpx

O Belo Observatório de La Silla do ESO no Chile

O Observatório de La Silla do ESO se estende diante dos nossos olhos nesta imagem obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Photo Gerhard Hüdepohl. Esta perspectiva nos mostra um olhar a partir do topo de uma montanha no deserto chileno do Atacama, capturando vários telescópios e edifícios de apoio que salpicam a paisagem árida e remota do deserto.

O telescópio que vemos em primeiro plano é o telescópio de 3,6 metros do ESO, com a sua cúpula branca e base cinzenta. Uma pequena ponte liga o telescópio a um cilindro mais estreito com cúpula branca semelhante — o agora desativado Telescópio Auxiliar Coudé do ESO. No fundo da imagem ao longe, vemos uma série de edifícios baixos e retangulares aninhados nas encostas da montanha, que incluem o centro de operações do observatório, os dormitórios e um hotel.

Como esta imagem mostra bem, não existem outros sinais de civilização humana num raio de muitos quilômetros. Localizado a uma altitude de 2400 metros e na periferia do deserto mais árido do planeta, La Silla tem poucas hipóteses de se tornar num local de desenvolvimento residencial e comercial. Em vez disso, a sua isolação perfeita faz de La Sila um dos melhores lugares na Terra para a astronomia, com céus escuros livres de nuvens durante a maior parte das noites do ano.

Crédito:

Gerhard Hüdepohl/ESO

Fonte:

[https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2120a/]

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .