O Analema Marciano Observado Pelo Rover Opportunity

marsAnalemma_b_4k


observatory_15010541Olhando para o céu Marciano, o rover Opportunity, capturou uma imagem todos os dias, aproximadamente, sempre no mesmo horário, às 11:02 A.M., hora local, durante um ano marciano. Claro, o resultado, é esse analema marciano, uma curva que traça o movimento do Sol no céu, no curso de um ano, ou 668 sols, no Planeta Vermelho. Abrangendo as datas terrestres de 16 de Julho de 2006, até 2 de Junho de 2008, as imagens são mostradas compostas numa projeção de olho de peixe, centrada no zênite. O norte está no topo da imagem, circundado por um céu panorâmico e uma paisagem marciana, feita no final de 2007, desde de dentro da Cratera Victoria. O céu marciano é apagado ao redor das imagens do analema, para mostrar claramente as posições do Sol. Diferente do analema na Terra, que tem a forma do número 8, o analema em Marte, tem a forma de uma pêra, devido a sua inclinação axial semelhante, mas com uma órbita mais elíptica. Quando Marte, está mais longe do Sol, o Sol caminha mais devagar pelo céu marciano criando a região pontuda no topo da curva. Quando está mais perto do Sol, e movendo-se mais rapidamente, o movimento  solar aparente é esticado para o fundo arredondado. Durante alguns sols partes dos frames são perdidas devido a operações do rover e a tempestades de poeira.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140516.html


alma_modificado_rodape10531

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.